Sobre a configuração de listas de peças personalizadas (AutoCAD Mechanical)

É possível personalizar a forma das listas de peças criando uma lista de peças personalizada usando blocos.

As listas de peças personalizadas requerem pelo menos dois blocos: um para a linha do cabeçalho e outro para a linha do corpo. Caso necessário, é possível ter múltiplos blocos para a linha do corpo. O bloco de cabeçalho e os blocos de corpo devem ter o mesmo nome, com um dígito no final para diferenciá-los.

O bloco de cabeçalho costuma conter um quadro com um texto de cabeçalho ou um atributo dentro. O nome do bloco de cabeçalho termina com o dígito 0. Por exemplo MYPLIST0 é um nome válido para o bloco de cabeçalho.

Os blocos de corpo são convertidos em um modelo para uma linha da lista de peças. O nome do primeiro bloco de corpo deve terminar com o dígito 1, o do segundo bloco com o 2, e assim sucessivamente. Por exemplo, MYPLIST1 e MYPLIST2 são nomes de bloco de corpo válidos para o bloco de cabeçalho MYPLIST0.

Os blocos de corpo costumam conter o quadro para uma linha e atributos que indicam a propriedade do componente que exibem. Estabeleça o nome do identificador do atributo com o nome da propriedade que deseja exibir. Por exemplo, se o bloco de corpo exibe a propriedade do componente Material, atribua o nome MATERIAL ao identificador do atributo.

Uma desvantagem do uso do nome de propriedade de componente como identificador do atributo é que não há forma de ajustar o texto dentro do espaço reservado para ele. Por exemplo, se você utiliza DESCRIÇÃO como nome do identificador e reserva uma largura de coluna de 35, se a descrição de um elemento nas listas de peças é maior de 35, passará à coluna seguinte. Para resolver esta questão, utilize a representação interna.

A representação interna adota a forma #GENST{#}, onde #GENST é o ID da propriedade do componente e {#} é um número que indica o ajuste de texto. Por exemplo, a ID de propriedade do componente para descrição é 5GENST (consulte o tópico ID de propriedade do componente de referência para a lista completa). Se o espaço disponível para a descrição é 35 e a altura de texto é 3.5, divida o espaço disponível (35) pela altura de texto (3.5), insira o valor resultante (10) entre chaves e agregue-o ao ID de propriedade do componente (neste caso, 5GENST{10}). Se a descrição de um elemento é maior que 35, o texto é compactado para se ajustar ao espaço disponível.

É possível criar o bloco de cabeçalho e os blocos de corpo no desenho atual ou em um desenho externo. Se você utiliza um desenho externo, o desenho deve ter o mesmo nome dos blocos. Por exemplo, o arquivo que contenha os blocos de lista de peças MYPLIST0, MYPLIST1 e MYPLIST2 deve ser salvo como myplist.dwg.

Uma vez criados os blocos para a lista de peças personalizada, é possível configurar o sistema para utilizar a lista de peças personalizada como o estilo de lista de peças standard. Também é possível definir se a linha do cabeçalho aparece na parte superior ou inferior da lista de peças e configurar a divisão de coluna. Para obter mais informações sobre a posição da linha de cabeçalho e a divisão das coluna, consulte a Configuração de listas de peças com base nas normas.

Ademais, o sistema permite ter no mesmo desenho listas de peças standard e listas de estilo personalizado. É possível selecionar o estilo das lista de peças ao criar a lista.

Ver um exemplo...

Na seguinte imagem é exibido um exemplo do bloco do cabeçalho MYPLIST0.

Na seguinte imagem é exibido um exemplo do primeiro bloco de corpo, MYPLIST1. Os IDs de propriedade identificam as propriedades do componente que aparecem na linha.

Na seguinte imagem é exibido um exemplo do segundo bloco de corpo, MYPLIST2. Os IDs de propriedade identificam as propriedades do componente. Eles são sobrepostos devido a sua grande proximidade.

Na seguinte imagem é exibido uma lista de peças de amostra com base nos blocos. As linhas de dados são obtidas dos blocos de corpo. A linha de dados com base em MYPLIST2 é empilhada em cima da linha de dados com base em MYPLIST1.

As subpastas Posição e Somatório da pasta MSK contêm desenhos de amostra com blocos para listas de peças personalizadas. Os blocos destes desenhos contêm textos traduzíveis (as amostras funcionam em todos os idiomas) no bloco do cabeçalho, que adota a forma (genmsg “gendwg” 37){27.5}. Se você implementa uma lista de peças personalizada, não se preocupe com o texto traduzível. Insira o texto diretamente.