É possível inserir componentes e pastas de desenhos externos como componentes e pastas de refex.
Utilizando as referências externas é possível armazenar as peças individuais de um desenho de montagem em arquivos de desenho independentes. O vínculo é associativo e as modificações efetuadas na origem são refletidas automaticamente no desenho que contém o componente ou a pasta de referência externa (desenho hospedeiro). Se a origem é modificada enquanto o desenho principal está aberto, uma mensagem de balão de referência na barra de status notifica que alterações foram executadas. Assim mesmo, é possível editar no local as pastas e vistas de componente de referência externa (de dentro do desenho principal), e salvar as modificações no arquivo de origem. As referências externas de estrutura mecânica podem ser benéficas para um ambiente de trabalho de colaboração onde vários projetistas podem trabalhar de forma simultânea nas diferentes peças de uma montagem.
No navegador do Mechanical, os componentes e as pastas de referências externas são indicadas com uma marca azul anteposta ao ícone do componente ().
O catálogo de estruturas é a ferramenta principal utilizada para as operações de referência externa na estrutura mecânica. Esta ferramenta está disponível utilizando o comando AMSCATALOG.
As referências externas de estrutura mecânica diferem das do AutoCAD no seguinte:
Se utilizar estrutura mecânica no desenho, recomenda-se empregar referências externas para a estrutura mecânica ao invés das do AutoCAD.