Sobre como criar conteúdo personalizado e bibliotecas de conteúdo (vídeo)

Saiba como criar suas próprias bibliotecas de peças e publicá-las como bibliotecas de conteúdo.

Este vídeo foi gravado no AutoCAD Mechanical 2015, mas continua válido para o AutoCAD Mechanical 2017.

Transcrição

Registro de horário Comentário
00:05 Neste vídeo, mostrarei como criar conteúdo personalizado. Mostrarei como criar este espaçador, de modo que possamos inseri-lo a partir da biblioteca de conteúdo como fazemos com qualquer peça padrão incluída no AutoCAD Mechanical.
00:21 Vamos começar com esse desenho. Este desenho já tem toda a geometria necessária para o espaçador. Primeiramente, adiciono a geometria à biblioteca de conteúdo. Em seguida, dou um nome para ela e salvo-a. Enquanto salvo, especifico em qual local ela deve aparecer na biblioteca de conteúdo. Clico em Testar para verificar se tudo está correto.
01:05 A seguir, vou tornar o espaçador redimensionável. Restrinjo a geometria para assegurar que ela *não* irá perder a forma ao ser redimensionada. Primeiramente, adiciono as restrições geométricas. A seguir, adiciono as restrições dimensionais. Observe que alterei o nome padrão desta restrição para diâmetro-furo. Mostrarei a importância disso mais tarde. Por enquanto, observe como as outras restrições dimensionais são derivadas do diâmetro-furo.
01:38 A seguir, vou definir um conjunto de valores válidos para o diâmetro do furo. Para fazer isso, especifico os valores válidos em uma tabela chamada tabela de família. Adiciono esta dimensão à tabela através da criação de uma coluna tabela de família e vinculando-a à dimensão. Agora vou adicionar algumas linhas e definir os valores válidos. Vamos Testar isto novamente. Observe como o nome da restrição dimensional aparece na caixa de diálogo seleção por tamanho. Esta é a razão pela qual devemos atribuir um nome significativo às restrições.
02:27 Continuando. Defino um ponto de inserção para o espaçador e, em seguida, aplico uma restrição para que ele não se mova enquanto eu redimensiono a peça. Também devo assegurar que as linhas de centro sejam criadas na camada correta. Então, movo-as para a camada atribuída às linhas de centro. A seguir, iremos restringir a linha de centro de tal forma que o avanço seja controlado automaticamente pela norma de desenho. Primeiramente, crio um parâmetro do usuário que é denominado avanço. O nome é essencial, pois o sistema tem controle sobre este parâmetro e atribui valores e ele a cada vez que insiro o espaçador em um desenho.
03:21 Em seguida, restrinjo a linha de centro usando este parâmetro. Para restringi-la, adiciono geometria de construção. Alterno para a camada de geometria de construção e adiciono um círculo. A restrição é necessária para manter o círculo concêntrico ao furo. Depois, eu fixo as extremidades da linha de centro ao círculo de construção. Agora, adiciono uma restrição de cota para fixar o diâmetro do círculo de construção ao diâmetro do furo mais o avanço. Salvo e testo o espaçador. Se você observar, o círculo de construção não fica visível quando insiro o espaçador.
04:30 Agora, vamos adicionar outra vista para esta peça. Mais uma vez, começamos com o desenho e adicionamos a geometria da vista à biblioteca de conteúdo. Ao salvar, salvo como uma vista da mesma peça que criei anteriormente. Agora, adiciono as restrições geométricas. E as restrições de cota. Observe mais uma vez como usei o nome Diâmetro-furo para a restrição de cota. Ao escolher esse nome, eu associo a restrição de cota à coluna Diâmetro-furo da tabela de família.
05:22 A seguir, altero a camada dessas linhas para que elas indiquem arestas ocultas. Faço o mesmo para a linha de centro.
05:44 Por último, adiciono as informações da Lista de materiais para esta peça. Vou começar adicionando uma coluna para material e vinculá-la à propriedade de componente Material1. Como todos os espaçadores são fabricados em aço suave, vou defini-la como global, para que ela tenha o mesmo valor em todas as linhas. Adiciono uma coluna chamada Nome e a vinculo à propriedade de componente Descrição1. Na Lista de materiais, o nome da peça é derivado das propriedades de componente Padrão e Descrição. Por fim, eu marco esta caixa de seleção para garantir que a caixa de diálogo de seleção de tamanho não solicite o valor da coluna quando eu inserir o espaçador em um desenho. Especifico um valor para cada linha. Agora é só salvar e pronto.
06:48 Há muitas outras coisas que você pode fazer, como, por exemplo, criar uma restrição dimensional móvel e configurar hachuras e matrizes que ajustam-se de acordo com o tamanho da peça. Verifique as amostras fornecidas e também procure a Ajuda para obter mais informações.