Exportar para o gbXML usando volumes de ambiente/espaço

Após colocar ambientes ou espaços no modelo, você pode exportar o modelo para o gbXML para a análise usando outro software.

  1. Adicione ambientes ou espaços para o modelo.

    Uma análise eficaz somente pode ser executada se todo o volume do modelo de construção estiver incluído nos cálculos da carga.

  2. Abra uma vista 3D do modelo.
  3. Clique em Exportar(gbXML).
  4. Na caixa de diálogo Exportar para o gbXML, selecione Usar volumes de ambiente/espaço.
  5. Se a caixa de diálogo Volumes não calculados for exibida, perguntando se você deseja ativar as configurações de Áreas e Volumes, clique em Sim.
  6. Examine o volume no modelo analítico:
    1. Na caixa de diálogo Exportar para o gbXML, na guia Geral, para Exportar categoria, selecione Ambientes ou Espaços.
    2. Complete os parâmetros restantes na guia Geral, como apropriado. Consulte Sobre a guia Geral.
    3. Clique na guia Detalhes, e no painel direito, expanda a estrutura em árvore para o modelo de construção.
      Dica: Você pode clicar com o botão direito do mouse em um item para expandir ou retrair a lista.
    4. Se avisos são exibidos para a construção ou de um item, selecione o item, e clique em (Exibir avisos relacionados) para conhecer a causa.

      A seguir, cancele a caixa de diálogo Exportar gbXML e corrija o problema no modelo de construção. Revise e corrija avisos até que todos os avisos tenham sido resolvidos no modelo.

    5. Na visualização da caixa de diálogo Exportar para o gbXML, aproxime o zoom, efetue o pan e gire o modelo analítico para examinar os volumes de ambientes ou espaços na construção.

      As cores devem preencher por completo o volume para todos os ambientes ou espaços no modelo. Se você detectar ambientes ou espaços sem preenchimento, cancele a caixa de diálogo Exportar para o gbXML e solucione as áreas sem sombra. Quando as áreas forem muito pequenas para colocar um ambiente ou espaço, mescle o volume para as cavidades, shafts e poços com um ambiente ou espaço tangente.

      Nota: Espaços vazios e zonas associadas com espaços vazios são exibidos (como sombreados) no modelo analítico. Os espaços vazios não são exibidos em vistas de planta ou de corte.
    6. Se a opção Exportar categoria estiver definida para Espaços, você poderá selecionar um espaço e especificar as informações de energia, incluindo o Tipo de espaço, Tipo de construção, Pessoas e Cargas elétricas.
  7. Examine as superfícies analíticas:
    1. Na caixa de diálogo Exportar para o gbXML, na guia Detalhes, clique em Superfícies analíticas, e expanda os níveis e ambientes ou zonas e espaços.

      A hierarquia é expandida para exibir Telhados, Paredes internas e externas, Pisos e lajes, Janelas, Portas e aberturas. Estes podem ser mais expandidos para exibir as superfícies e aberturas individuais para um ambiente ou espaço. Consulte Elemento da superfície para obter informações sobre os nomes de superfícies e aberturas.

    2. Em um ambiente ou espaço, selecione o tipo de superfície (por exemplo, Paredes internas) e clique em (Isolar).

      Você também pode selecionar superfícies individuais a partir de uma pasta de tipo de superfície para um ambiente ou espaço.

    3. Aumente o zoom , efetue o pan e gire o modelo analítico como necessário, para examinar todas as superfícies no modelo, assegurando que a superfície esteja corretamente identificada.

      Se você detectar superfícies que estão incorretamente identificadas, cancele a caixa de diálogo Exportar para o gbXML, e corrija o problema no modelo de construção.

    4. Se estiver satisfeito com a integridade do modelo analítico, clique em Avançar.
  8. Na caixa de diálogo Exportar gbXML, navegue para uma pasta onde deseja salvar o arquivo gbXML.
  9. Insira um nome para o arquivo gbXML e clique em Salvar.

O Revit exporta o modelo com volumes analíticos para um arquivo gbXML na localização especificada.