Nesta lição, será utilizado o Assistente de Percurso Virtual para animar uma câmera, simulando uma caminhada ou corrida pela Grande Muralha da China. A cena contém um caminho de câmera pronto para restringir a câmera, mas, primeiro, será necessário criar um número suficiente de quadros para manter a animação.
Configurar esta lição:
- Na barra de ferramentas de Acesso Rápido, clique em
(Abrir Arquivo) e na pasta \animation\walkthrough_asst, abra
great_wall_start.max.
Nota: Se uma caixa de diálogo perguntar se você deseja usar as configurações de Gama e LUT da cena, aceite as configurações Gamma de cena e clique em OK. Se a caixa de diálogo perguntar se deseja usar as unidades da cena, aceite as unidades da cena e clique em OK.
Calcule o número de quadros:
- No painel Scene Explorer, clique para selecionar o Caminho da Câmera. O objeto de caminho da câmera é uma spline que a câmera irá seguir.
Dica: Por padrão, o painel Scene Explorer aparece à esquerda dos viewports, mas, se ele estiver oculto, você poderá pressionar a teclaH para exibir uma versão flutuante do Explorer.
- No painel
Utilitário, clique na ferramenta Medir. Esta ferramenta mostra que o comprimento do caminho da câmera é basicamente 900 pés.
Nota: Para um ritmo de caminhada confortável, o que é útil em percursos virtuais de arquitetura, será necessário aproximadamente um segundo para cada 3 pés de distância. Para uma corrida leve ou rápida, é possível chegar a até 9 pés por segundo. No formato de NTSC, isso se converte em 30 quadros para cada 9 pés de distância percorrida ou 3000 quadros para 900 pés.
- Clique em
(Configuração de Tempo), passe para o Campo do Quadro Atual.
- No grupo de Animação na caixa de diálogo Configuração do Tempo, altere a Hora de Início para 1. Altere a Hora Final para 3000 para aumentar o número de quadros utilizados na animação e, a seguir, clique em OK.
Isto irá fornecer os quadros suficientes para sua animação de percurso virtual.
O indicador do quadro do deslizador de tempo agora exibe 3000 quadros.
Como criar uma configuração básica usando o Assistente de Percurso Virtual:
- No menu Animação, escolha Assistente de Percurso Virtual.
Exibe uma caixa de diálogo sem restrição.
- No grupo Criação de Câmera, na implementação dos Controles Principais, assegure-se de que a opção de Câmera Livre está selecionada e, a seguir, clique em Criar Nova Câmera.
Uma nova câmera será criada na cena. O nome da câmera, Walkthrough_Cam001 , aparece no grupo de Câmeras.
- No grupo Controle de Caminho, clique em Selecionar Caminho e, a seguir, em uma viewport, clique na spline Caminho da Câmera.
A etiqueta do botão Selecionar Caminho muda para refletir o nome da spline selecionada. Isto restringe a Posição da Câmera no caminho. Também a alinha para seguir a direção do caminho.
Nota: Por padrão, a câmera irá se deslocar em uma velocidade constante e sempre irá apontar na direção do percurso. Isto é mostrado na implementação de Controles Avançados na parte inferior da caixa de diálogo, onde estas opções estão ativadas.
- Clique com o botão direito do mouse na viewport Perspectiva no canto inferior direito para ativá-lo. Na implementação dos Controles Principais, clique no botão Definir Viewport para Câmera para alternar a viewport para a vista da Câmera.
- Clique em
(Reproduzir Animação) para visualizar os resultados da vista da Câmera. A câmera se desloca ao longo do caminho, mas o movimento não parece ser natural, quase robótico. Isto acontece porque o alvo da câmera é controlado pela restrição de caminho. É muito melhor controlar o destino manualmente e escolher a direção para onde deseja olhar a qualquer momento. Como analogia, conforme caminha por uma linha reta no corredor de um museu, gire a cabeça para olhas as pinturas na parede ao invés de manter sua cabeça apontada na direção dos pés ao caminhar.
Salve o trabalho: