ATTIN (Express Tool)

Importa os valores de atributos de bloco de um arquivo ASCII, delimitado por tabulação.

Pesquisa

É possível utilizar as ferramentas ATTIN e ATTOUT para alterar os valores de atributos de referências de bloco selecionadas.

Quando se inicia o comando ATTIN, ele lê o arquivo de entrada e processa cada linha. Se ele encontrar uma referência de bloco com o mesmo nome de manipulador e bloco da linha que está processando, ele aplica todas as alterações de atributo ao bloco encontrado. Quando ele tiver processado todos os blocos localizados, ele solicita que você atribua os dados restantes de forma interativa. Se você escolher Sim, ele lista todos os dados da linha na janela de comandos e solicita que você selecione um bloco ao qual deseja aplicar o atributo. Pressione Enter para passar para a próxima linha ou pressione Esc para sair.

Formato do arquivo

O arquivo de entrada deve estar no mesmo formato gerado pelo ATTOUT.

O arquivo de saída criado pelo ATTOUT é delimitado por espaço, o arquivo ASCII adequado para edição pela maioria dos programas de planilhas e banco de dados. O Microsoft Excel desempenha muito bem esta tarefa. Certifique-se de salvar as alterações em um formato ASCII delimitado por tabulação, caso contrário, o comando ATTIN não será capaz de importar os dados do arquivo.

A primeira linha do arquivo contém os cabeçalhos de coluna que identificam os dados para ATTIN. As colunas um e dois são identificadas como HANDLE e BLOCKNAME. Estas colunas são opcionais para ATTIN, mas sua presença permite que os dados do atributo sejam lidos deste arquivo e inseridos no desenho automaticamente. Se estas colunas não estiverem presentes, será solicitado que você forneça os dados quando o ATTIN estiver processando o arquivo.

O resto das colunas no arquivo serão identificadas com rótulos de atributos que aparecerão no desenho. Já que os programas de banco de dados com frequência requerem cabeçalhos de colunas únicos, números são adicionados para duplicarem os rótulos dos atributos para garantir que sejam únicos. Por exemplo, a linha de cabeçalho no arquivo criado pelo ATTOUT deve ter este aspecto:

HANDLE  BLOCKNAME  MYTAG  MYOTHERTAG  MYTAG(1)

Cada uma das linhas restantes no arquivo representa uma referência de bloco único e os valores de cada um de seus atributos correspondentes.

Por já haver uma coluna para cada atributo de todos os blocos selecionados, provavelmente são os rótulos de atributos que não se aplicam a um bloco específico. Os rótulos são indicados com a sequência de caracteres "<>" nas células que não se aplicam. Portanto, um arquivo contendo o exemplo da linha de cabeçalho anterior, a linha de um bloco que contenha apenas o atributo MYTAG poderá parecer da seguinte forma:

HANDLE  BLOCKNAME  MYTAG  MYOTHERTAG  MYTAG(1)
E1      MYBLOCK1   Data1  <>          <>

O "<>" indica que este atributo não se aplica ao bloco atual e que a célula é um atributo que não se aplica, mas que no momento está vazia.

Arquivo

attin.lsp