Apesar de esperarmos que isso nunca aconteça, às vezes ocorre algo inesperado com o desenho ou com os desenhos que você recebe de um cliente. Alguns exemplos podem incluir o seguinte:
Desenhos que não abrem
O aplicativo fecha inesperadamente quando você tenta modificar um objeto
Os objetos não são exibidos ou não herdam as propriedades como esperado
Sabemos que essas situações podem ser frustrantes, mas o AutoCAD oferece as seguintes ferramentas para ajudar:
Fazer backup e salvar automaticamente um desenho
Inspecionar um desenho
Recuperar um desenho
Nota: O vídeo não contém áudio nem legendas.
Nota: As etapas, as imagens e os vídeos podem diferir ligeiramente da versão do produto.
Arquivos de desenhos de backup e do salvamento automático
Quando você trabalha em um arquivo de desenho, o AutoCAD cria dois tipos de arquivos adicionais. Esses arquivos adicionais podem ser úteis na restauração de um arquivo de desenho, no caso de um desenho ser corrompido ou se o programa fechar inesperadamente antes que as alterações possam ser salvas. Por padrão, o AutoCAD cria estes tipos de arquivos adicionais quando você trabalha em um desenho:
Arquivo de desenho de backup (BAK) – Uma cópia do arquivo de desenho que é criada na mesma pasta do desenho antes de que as alterações sejam salvas com o comando SALVARR ou SALVAR.
Arquivo de desenho do salvamento automático (SV$) – Um arquivo de desenho temporário criado após um intervalo de tempo especificado desde a última vez que o desenho aberto foi salvo. Controlado pelo recurso do AutoCAD Salvar automaticamente ou Salvamento automático.
Atenção: O temporizador do recurso Salvar automaticamente é reiniciado sempre que o desenho é salvo. Isso pode fazer com que o AutoCAD nunca crie um arquivo de desenho com o recurso Salvar automaticamente (SV$) para um desenho aberto. Portanto, por exemplo, se o intervalo de tempo para o recurso de salvamento automático estiver definido como 10 minutos e você salvar a cada 2-5 minutos, não será criado nenhum arquivo com o recurso SV$.
Nota: Os arquivos de desenho dos recursos de backup (BAK) e salvar automaticamente (SV$) não podem ser abertos diretamente no AutoCAD. É necessário alterar a extensão de arquivo de BAK ou SV$ para DWG para que eles possam ser abertos.
As etapas indicadas a seguir explicam como alterar a extensão de um arquivo BAK ou SV$ no Windows:
Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione o Explorador de Arquivos.
Navegue para o arquivo BAK ou SV$ cuja extensão você quer alterar.
Selecione o arquivo e pressione F2.
Realce a extensão de bak ou sv$ e, em seguida, insira dwg.
Nota: Se a extensão não for exibida no Explorador de Arquivos, clique na guia Vista e, em seguida, marque Extensões de nomes de arquivos.
As etapas a seguir explicam como alterar as configurações dos recursos Backup do desenho e Salvar automaticamente na caixa de diálogo Opções, que controla a criação de arquivos BAK e SV$ enquanto você trabalha em um desenho:
Clique com o botão direito do mouse em uma área de desenho e escolha Opções.
Na caixa de diálogo Opções, guia Arquivos, role para baixo e clique em + ao lado do nó Localização do arquivo de salvar automático.
É possível ver a localização na qual os arquivos SV$ são armazenados. Também é possível alterar a localização selecionando o caminho no nó e clicando em Procurar.
Clique na guia Abrir e salvar.
Na seção Precauções com a segurança do arquivo, assegure-se de que as opções Salvar automaticamente e Criar cópia de backup com cada gravação estejam marcadas.
Se você desejar alterar o intervalo de tempo do recurso Salvar automaticamente, clique na caixa de texto Minutos entre gravações e substitua o valor atual.
Eu gosto de usar um valor de 5 minutos para limitar a quantidade de retrabalho que teria que fazer se algo inesperado acontecesse. Mas eu salvo com muita frequência, então nem sempre obtenho um arquivo SV$, só quando me ausento por um tempo para uma reunião ou almoço.
Nota: Tenha cuidado ao definir um intervalo de tempo muito grande. Se você não salvar com frequência, correrá o risco de perder muito trabalho que deverá ser refeito se estação de trabalho ou o programa encerrarem inesperadamente.
Clique em OK para salvar as alterações.
Dica: Se você estiver usando o AutoCAD, e não o AutoCAD LT, poderá usar o comando MOVEBAK para alterar a pasta de destino dos arquivos de backup de desenhos (BAK). Isso pode ser útil para manter as pastas do projeto limpas e, ao mesmo tempo, centralizar todos os arquivos BAK. Você deve ter o Express Tools instalado para usar o comando MOVEBAK.
Inspecionar e reparar um desenho aberto
Após um desenho ter sido aberto com êxito, ele poderá ser inspecionado para a verificação de erros. Podem ocorrer erros por diversos motivos, por exemplo, encerramento inesperado de uma estação de trabalho, falta de energia elétrica enquanto o desenho estiver sendo salvo ou se os dados forem corrompidos por um utilitário de terceiros. Durante a inspeção de um desenho, é possível corrigir automaticamente os erros à medida que eles são encontrados.
As etapas indicadas a seguir explicam como inspecionar um desenho:
Abra o arquivo de desenho a ser inspecionado, como o desenho de amostra Mechanical - Data Links.dwg na pasta C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD <release>\Sample\Mechanical Sample.
Clique em Abrir. Se você for solicitado a abrir o desenho como somente leitura, clique em Sim.
Clique no botão Aplicativo > Utilitários de desenho > Inspecionar. Pesquisa
No prompt Corrigir erros detectados? [Sim/Não] <N>: , insira s para corrigir os erros detectados durante a inspeção ou insira n para ignorar e somente fazer o relatório dos erros detectados.
Pressione Ctrl+F2 para abrir a janela de texto do AutoCAD ou pressione F2 para expandir a janela da linha de comando.
O relatório de resumo da inspeção é mostrado na janela.
As imagens a seguir mostram o relatório da inspeção de dois arquivos de desenho diferentes: um sem erros detectados e outro com erros detectados e corrigidos.
Recuperar um desenho
Durante a abertura de um arquivo de desenho, o AutoCAD pode encontrar um problema que resulta em uma falha de abertura do desenho. Nessas situações, não é possível executar o comando INSPECIONAR e verificar se há erros no desenho. Em vez disso, você deverá usar o recurso Recuperar desenho, que executa uma inspeção nos objetos em um desenho enquanto ele está sendo aberto e quaisquer erros detectados são corrigidos conforme forem encontrados.
As etapas indicadas a seguir explicam como recuperar um arquivo de desenho:
Clique no botão Aplicativo > Utilitários de desenho > Recuperar > Recuperar. Pesquisa
Na caixa de diálogo Selecionar arquivo, procure e selecione o arquivo de desenho que você quer recuperar, como o desenho de amostra Mechanical - Data Links.dwg na pasta C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD <release>\Sample\Mechanical Sample.
Clique em Abrir. Se você for solicitado a abrir o desenho como somente leitura, clique em Sim.
Revise as informações de inspeção mostradas na caixa de mensagem Abrir o desenho – Arquivo danificado e clique em Fechar.
Se o desenho aberto contiver erros, o número de erros encontrados e corrigidos será exibido junto com o número de objetos apagados porque não puderam ser corrigidos.
Se você quiser visualizar o relatório detalhado de resumo da inspeção, pressione Ctrl+F2 para abrir a janela de texto do AutoCAD ou pressione F2 para expandir a janela da linha de comando.
Junto com a recuperação de um arquivo de desenho, também é possível recuperar um arquivo de desenho e suas refexs anexadas. Para recuperar um arquivo de desenho junto com todas as refexs anexadas, faça o seguinte:
Clique no botão Aplicativo > Utilitários de desenho > Recuperar > Recuperar com refexs. Pesquisa
Na caixa de mensagem Recuperar tudo, clique em Recuperar o arquivo de desenho.
Nota: Durante a recuperação de um arquivo de desenho junto com suas refexs, as refexs são salvas no formato do arquivo de desenho mais recente. Se a compatibilidade do arquivo de desenho for importante, será possível salvar novamente todos os desenhos em um formato de arquivo de desenho específico usando o utilitário Conversão DWG (comando CONVERTERDWG).
Na caixa de diálogo Selecionar arquivo, procure e selecione o arquivo de desenho que você quer recuperar, como o desenho de amostra Mechanical - Multileaders.dwg na pasta C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD <release>\Sample\Mechanical Sample. Clique em Abrir.
A caixa de mensagem Andamento da recuperação é exibida e informa o andamento da inspeção dos arquivos de refex anexados ao desenho.
Na caixa de mensagem Registro de recuperação do desenho, revise o relatório de resumo da inspeção do desenho e suas refexs anexadas. Clique em Fechar para fechar a caixa de mensagem.
Recuperar desenhos após um fechamento inesperado
Se o AutoCAD fechar inesperadamente, na próxima vez que o programa for iniciado, ele deverá informar que houve um encerramento inesperado e será aberto automaticamente o Gerenciador de recuperação de desenho. O Gerenciador de recuperação de desenho lista todos os arquivos de desenho que foram abertos junto com quaisquer arquivos BAK ou SV$ associados a esses desenhos.
Nota: Os desenhos que estão abertos, mas não foram salvos pelo menos uma vez antes do encerramento inesperado do programa, não serão rastreados pelo Gerenciador de recuperação de desenho. Certifique-se de salvar o trabalho após iniciá-lo e com frequência regular.
Nota: Embora o Gerenciador de recuperação de desenho deva abrir automaticamente, ele poderá ser aberto clicando no botão Aplicativo > Utilitários de desenho > Abrir o Gerenciador de recuperação de desenho. Pesquisa
Para cada desenho listado, expanda o nó do nível superior para abrir e visualizar as propriedades dos seguintes arquivos, se existirem:
DrawingFileName_recover.dwg
DrawingFileName_a_b_nnnn.sv$
DrawingFileName.dwg
DrawingFileName.bak
Dica: Também é possível renomear e abrir os arquivos BAK e SV$ fora do Gerenciador de recuperação de desenho. Consulte a seção Arquivos de desenhos de backup e do salvamento automático, acima neste tópico.
Nota: Após abrir um arquivo de desenho no Gerenciador de recuperação de desenho, será recomendável executar uma inspeção no desenho para verificar se existem erros antes de continuar a trabalhar no desenho.
Relatórios de erros
Esperamos que isso nunca aconteça, mas pode ser que o AutoCAD encontre um problema e feche inesperadamente. Quando isso ocorrer, você deverá ser solicitado a salvar cada desenho aberto que tenha alterações não salvas. Esses desenhos terão a terminação “_recover” acrescentada a seus nomes para assegurar que o arquivo de desenho salvo anteriormente não seja substituído.
Após salvar todos os desenhos abertos com alterações não salvas, a caixa de diálogo Relatório de erros do AutoCAD deverá ser exibida. Nessa caixa de diálogo, é possível nos enviar um relatório de erros. O relatório de erros inclui informações sobre o estado atual do programa e da estação de trabalho e pode incluir informações opcionais, como o que você estava fazendo no momento do erro. Os relatórios de erros são usados para melhorar a estabilidade do produto.
Confira aqui a caixa de diálogo Relatório de erros do AutoCAD com algumas informações opcionais inseridas:
Nota: A variável de sistema REPORTERROR é usada para controlar a exibição da caixa de diálogo Relatório de erros após o AutoCAD encontrar um erro e fechar inesperadamente.
Outras notas finais e dicas (somente AutoCAD)
Se você tiver muitos desenhos para inspecionar, em vez de abrir cada arquivo de desenho individualmente, poderá criar um script para inspecionar um desenho e executar esse script em arquivos de desenho selecionados com o utilitário ScriptPro. Para saber se foram encontrados erros, é possível ativar o relatório de inspeção com a variável de sistema AUDITCTL.
Se os desenhos estiverem corrompidos e você suspeitar de um problema de hardware ou de um erro de software, poderá ativar a Validação CRC em tempo integral. Essa opção especifica se uma verificação cíclica de redundância (CRC) deve ser executada cada vez que um objeto for lido no desenho. O CRC é um mecanismo de verificação de erros e deve ser ativado somente ao solucionar um problema, pois afetará o tempo necessário para abrir um arquivo de desenho.
As etapas indicadas a seguir explicam como alterar a configuração Validação CRC em tempo integral:
Clique com o botão direito do mouse em uma área de desenho e escolha Opções.
Na caixa de diálogo Opções, guia Abrir e salvar, na seção Precauções com a segurança do arquivo, marque Validação CRC em tempo integral.
Clique em OK para salvar as alterações.
Resumo
É sempre inconveniente quando você abre um desenho que contém erros ou o quando o AutoCAD fecha inesperadamente, mas espero que você tenha aprendido algumas coisas neste artigo que podem ajudar a resolver essas situações e evitar problemas no futuro.
Comandos e variáveis de sistema relacionados à recuperação e inspeção de desenhos
Confira aqui alguns comandos e variáveis de sistema usados com frequência relacionados à inspeção e recuperação de um arquivo de desenho.
Controla a quantidade de espaço alocado nos arquivos DWG para salvamentos incrementais, o que afeta o número de operações de salvamento rápidas que podem ser executadas antes de ser necessário um salvamento completo.