Linhas de recurso, corredores, superfícies, dados de pontos, redes de tubulação, alinhamentos e perfis podem ser exportados com o comando Exportar para Civil View for 3ds Max.
Todas as linhas de recurso de nivelamento são exportadas como objetos de forma do 3ds Max. Um objeto de forma do 3ds Max Design pode conter múltiplas splines, e cada spline consiste em uma sequência contínua de pontos vinculados.
Todas as linhas de recurso com um terreno individual que usa nomes idênticos de linha de recurso serão exportadas para uma forma única do 3ds Max contendo múltiplas splines. Todas as linhas de recurso dentro de um terreno individual que não usa nomes de linha de recurso serão exportadas para uma forma única do 3ds Max que contém múltiplas splines. Essa abordagem é essencial para permitir que o Civil View mantenha uma referência exclusiva de cada objeto de forma criada a partir da geometria de linha de recurso importada.
Uma linha base do corredor é exportada como um objeto de forma do 3ds Max contendo uma única spline.
No AutoCAD Civil 3D, as linhas base de corredor são derivadas dos alinhamentos e perfis do AutoCAD Civil 3D. Se duas ou mais linhas base de corredor forem referências para o mesmo alinhamento, uma linha base ainda estará presente no arquivo de exportação VSP3D para cada definição de linha base.
Todas as linhas de recurso do corredor são exportadas como objetos de forma do 3ds Max. Um objeto de forma do 3ds Max Design pode conter múltiplas splines, e cada spline consiste em uma sequência contínua de pontos vinculados. Um objeto de forma do 3ds Max será gerado para cada nome exclusivo de linha de recurso por região do corredor.
Se múltiplas linhas de recurso de uso comum de linha nomes existe em uma única região de corredor, splines resultantes serão ordenados primeiro por estaca inicial/encadeamento e, a seguir, por sequência da esquerda para a direita por toda a montagem do corredor. Esse uso consistente de ordenação de spline é essencial às linhas de recurso importadas que são usadas como base para construir os objetos varridos no Civil View como pontes, túneis e paredes de contenção.
Exportar o Civil View para o 3ds Max gera sua própria malha da superfície do corredor com base no conteúdo original de modelo do AutoCAD Civil 3D.
Portanto, não é necessário gerar manualmente uma superfície de corredor no AutoCAD Civil 3D para exportar geometria de superfície de corredor para o Civil View.
As superfícies de corredor VSP3D geradas são divididas por região de corredor, que permite que cada parte de um corredor seja importada para o Civil View.
Essa abordagem significa que mais informações podem ser consideradas ao construir a malha de exportação. Por exemplo, estaca, deslocamento e dados de elevação para cada vértice da malha é usado para aplicar mapeamento de textura independente de alinhamento para cada submontagem ou vínculo quando importados para o Civil View (consulte a ilustração a seguir).
As superfícies de corredor VSP3D geradas são gravadas no arquivo de exportação, mas não são de fato criados no arquivo DWG ativo.
Se as superfícies do corredor não existirem no arquivo DWG, elas não devem ser selecionadas para serem exportadas para evitar a possibilidade de duplicar as superfícies de corredor que estão sendo gravadas no arquivo VSP3D.
As superfícies de corredor e as linhas de recurso derivadas de montagens de deslocamentos são tratadas da mesma maneira que as linhas e superfícies de recurso de corredor normais, com a exceção de que uma definição de superfície/linha (por nome) seja criada por uma montagem de deslocamento, em vez de por região.
No AutoCAD Civil 3D, as montagens de deslocamentos não podem ser divididas por região.
As superfícies são sempre exportadas para o 3ds Max como objetos de malha editáveis, a despeito do estilo de superfície que foi aplicado no AutoCAD Civil 3D.
Normalmente é necessário gerar limites ocultos em superfícies de solo para cortar os furos na superfície onde os corredores foram projetados. Isso é particularmente importante se o corredor projetado passar abaixo do nível de solo existente.
As partes ocultas dos objetos de superfície do AutoCAD Civil 3D que foram criadas usando limites ocultos serão ignoradas durante a exportação para arquivos VSP3D.
Grupos de pontos são exportados para os Sistemas de ponto do Civil View. Os sistemas de ponto no Civil View são derivados da funcionalidade do sistema de partículas padrão do 3ds Max.
O Civil View suporta grupos de pontos que contêm até 1.000 pontos.
A geometria da rede de tubulação é exportada para o 3ds Max como uma coleção agrupada de nós de tubulação varrida e estrutura paramétrica. Não há nenhuma opção configurável pelo usuário para exportar as redes de tubulação para o 3ds Max.
No 3ds Max, os materiais não são atribuídos automaticamente à geometria da rede de tubulação importada.
Limitações conhecidas ao exportar redes de tubulação para o 3ds Max
As combinações de alinhamento e perfil são exportadas para o 3ds Max como um objeto de forma estendida especial. Estas formas carregam consigo dados suficientes para reter permanentemente informações geométricas específicas nos alinhamentos e perfis, tais como:
Opções de alinhamento
Você pode definir as seguintes opções ao exportar alinhamentos:
Suporte de perfil
O suporte é fornecido para os perfis do projeto (ou perfis de solo acabados) somente. Todos os outros tipos de perfil são ignorados.
Quando houver vários perfis associados a um alinhamento selecionado para exportação, todos os perfis de projeto são automaticamente exportados e retidos permanentemente pelo Civil View. No entanto, o primeiro perfil de projeto detectado é considerado "ativo" pelo Civil View.