Você pode modelar áreas de drenagem usando dados de superfície existentes ou dados de polilinha para criar áreas de contribuição.
Um objeto de área de contribuição é composto de um limite e um caminho de fluxo. O limite representa a área da bacia hidrográfica que produz o canal de escoamento. O caminho de fluxo representa os dados do Tempo de concentração para o fluxo de escoamento na bacia de contribuição. Esses dados de tempo de concentração meio do método TR-55, ou pode ser definido pelo usuário.
Quando uma área de contribuição está associada a uma estrutura de rede de tubulação, os dados da área de contribuição podem ser exportados para o Autodesk Storm and Sanitary para posterior análise e desenvolvimento do modelo.
![]() |
Crie objetos de área de contribuição para o modelo de drenagem de áreas em uma superfície. |
As áreas de contribuição podem ser acessadas na guia Prospector do Toolspace e os estilos de áreas de contribuição associados e as configurações são acessadas na guia Configurações do Toolspace. Quando você seleciona uma área de contribuição no desenho, a faixa de opções contextual Área de contribuição é exibida, onde você pode acessar os comandos relacionados à área de contribuição.
Um objeto de área de contribuição é composto de um limite e um caminho de fluxo. O limite representa a área da bacia hidrográfica que produz o canal de escoamento. O caminho de fluxo representa os dados do Tempo de concentração para o fluxo de escoamento na bacia de contribuição. Este dados de tempo de concentração podem ser definidos por meio do método NRCS (SCS) TR-55, ou pode ser definido pelo usuário.
Se os dados de superfície existentes estiverem disponíveis, você pode definir uma área de contribuição e um caminho de fluxo desses dados de superfície.
Como opção, você pode usar o comando Queda de água para verificar como o AutoCAD Civil 3D calcularia o caminho do fluxo a partir da superfície. Se esse comando não produzir os resultados desejados, devido a irregularidades da superfície, como poços localizados ou questões de triangulação, você pode optar para usar o comando Criar área de contribuição a partir do Objeto e selecione um caminho de fluxo desenhado manualmente.
Se os dados de superfície existentes não estiverem disponíveis, você pode definir uma área de contribuição e um caminho de fluxo a partir de polilinhas. Se as polilinhas possuem dados de elevação, você pode usar esses dados para a inclinação do caminho de fluxo, ou editar as inclinações dos segmentos de caminho de fluxo mais tarde usando a vista Segmentos de fluxo.