Linhas tangentes a arcos

Existem 3 maneiras diferentes de criar uma linha tangente a um arco. São:

Caso você deseje criar uma linha tangente a um arco quando sua posição inicial já tiver sido definida, sua segunda posição é inserida clicando no arco. O arco é automaticamente trimado para o ponto de tangência.

A posição onde você seleciona o arco é importante, pois ela decide:

Para criar uma linha tangente a um arco:

  1. Clique na guia Arames > painel Criar > Linha > Única ou Contínua.
  2. Insira posições para criar suas linhas e onde você desejar que uma linha seja tangente a um arco, selecione o arco em vez de inserir um posição.

Por exemplo, suponha que tenhamos uma posição inicial de uma linha e um arco como mostrados abaixo:

Neste caso, a linha é tangente a duas posições no arco .

Selecione o arco na posição mais próxima à tangente desejada.

Nota: O arco possui três pontos chave (seus pontos extremos e médio) que são utilizados para inserir posição. Se você selecionar qualquer um desses pontos-chave no arco, o final da linha será posicionado nesse ponto e nenhuma posição de tangência será encontrada. Para encontrar um ponto de tangência em um arco, movimente o cursor sobre o arco até que a palavra 'Tangente' apareça.

Caso deseje a tangente superior, o arco será selecionado em uma posição (com exceção dos pontos-chave do arco) mostrada abaixo:

As posições de seleção se encontram de cada lado da posição onde a linha é tangente ao arco. Qual lado do arco é selecionado determina como o arco é trimado. Se o arco for selecionado à esquerda, ele será trimado como mostrado a seguir:

Se o arco for selecionado à direita, ele será trimado como mostrado a seguir:

Você pode clicar primeiro no arco e depois inserir a posição final da linha. A tangente do arco é determinada da mesma maneira em ambos os casos.

Você também pode criar uma linha que seja tangente a dois arcos. Uma linha tangente a ambos os arcos é mostrada na figura abaixo:

Nota: Para um arco completo (círculo), seus pontos inicial e final são movidos para coincidir na posição onde a linha é tangente a ele.

Se a posição tangente se encontrar fora do arco, então a extremidade do arco mais próxima da posição tangente se estende até esta posição.

Linha e arco devem estar no mesmo plano.