Criando um polígono

Para criar um polígono:

  1. Clique na guia Arames > painel Criar > Linha > Polígono para exibir o diálogo Polígono:

  2. Insira o número de lados para o polígono. O mínimo é 3.
  3. Selecione um dos três métodos no diálogo para criar o polígono. Qualquer que seja o método utilizado, insira dois pontos.

    Após inserir a primeira posição, um polígono elástico é exibido a partir da posição inicial até a posição atual do cursor. As dimensões do polígono também são mostradas. Quando você clica no ponto final, um polígono é criado.

    • Ponto de centro e de canto — Clique no ponto central e arraste o cursor para o ponto de canto para criar o polígono.

    • Ponto de centro e pto médio de aresta — Clique no ponto central e arraste o cursor para o ponto médio de uma aresta para criar o polígono.

    • Pontos de aresta — Clique nos pontos inicial e final de uma aresta para criar o polígono. A opção Inverter torna-se disponível se você selecionar este método.

  4. Se você selecionar o método Pontos de Aresta, poderá selecionar a opção Inverter. Se essa opção for selecionada, ela inverterá o centro do polígono de modo a estar do outro lado da aresta que o define quando é criada:

  5. Selecione a opção Criar curva composta para criar uma curva composta automaticamente a partir das linhas e dos arcos do polígono que você criar.
  6. Para criar arcos de fillet entre cada aresta reta do polígono, especifique o raio na caixa de texto Raio do filete. Se definido como zero, nenhum arco será criado.

    O exemplo abaixo mostra dois pentágonos. O pentágono à esquerda foi criado com um Raio de fillet de 0. O pentágono à direita foi criado com um Raio de fillet de 4.

  7. Clique em OK para criar o polígono e fechar o diálogo.