Todos os objetos têm vários pontos-chave que definem sua posição e tamanho.
São:
- Linhas — em cada extremidade e no ponto médio.
- Arcos — em cada extremidade do setor, no ponto central e no ponto médio.
- Curvas — em cada ponto no qual a curva pode mudar de direção.
- Superfícies — em cada canto do remendo de superfície (os pontos-chave nas curvas associadas se comportam como em curvas).
- Planos de Trabalho — na origem e extremidade de cada apontador de eixo.
Quando o objeto é selecionado, o programa escolhe um de seus pontos-chave como o ponto-âncora do objeto para a seleção atual. A próxima seleção pode utilizar um ponto-chave diferente.
O ponto-chave é usado pelo programa para decidir onde posicionar o objeto, por exemplo durante todos os tipos de movimentação e cópia. As regras segundo um ponto-chave é selecionado como âncora são como segue:
- Quando um único objeto é selecionado, o ponto-âncora é o ponto-chave do objeto que estava mais próximo do cursor quando o objeto foi selecionado.
- Quando objetos são selecionados utilizando uma caixa elástica, o ponto-âncora está no centro da menor caixa capaz de conter os objetos. Isso se aplica se a caixa elástica contém um ou vários objetos.
- Se os objetos foram selecionados individualmente (um de cada vez), o ponto-âncora para o grupo é o ponto-chave mais próximo do cursor no último objeto selecionado.
Para especificar um ponto-âncora para um grupo:
- Selecione um grupo de objetos, utilizando o elástico.
- Pressione a tecla Ctrl e desmarque os objetos.
- Pressione a tecla Ctrl e selecione novamente um objeto.
O ponto-âncora para a seleção do grupo está agora nesse objeto em vez de estar no centro do elástico.