A página Versão 8 / Superfícies do diálogo Opções contém opções para a troca de dados com sólidos e superfícies versão 8.
- Clique em Arquivo > Opções > Opções da Aplicativo > Troca de Dados > Versão 8 / Superfícies.
- Utilize as opções a seguir para especificar as configurações de troca de dados:
Importar não-parasolid usando — Selecione o método a ser utilizado para importar sólidos não-parasolid entre:
- Configurações padrão — Selecione essa opção para detectar o tipo de arquivo e importar sólidos como Parasolids ou sólidos versão 8 dependendo do tipo de arquivo:
- Caso o arquivo seja de um modelador em sólido, é importado como Parasolid.
- Caso o arquivo não seja de um modelador em sólido, é importado como sólido versão 8.
- Parasolid — Selecione essa opção para importar um sólido não-parasolid como parasolid
- Versão 8 — Selecione essa opção para importar um sólido não-parasolid como um sólido versão 8.
- Superfície — Selecione essa opção para importar um sólido não-parasolid como superfícies.
Trimagem de Superfície — Em um arquivo IGES, uma curva de trimagem pode ser definida com valores de parâmetro 2D ou de coordenada 3D. As opções de Trimagem de superfície permitem decidir:
- se uma curva de trimagem é importada de um arquivo IGES como valor de parâmetro 2D ou coordenada 3D.
- se uma pcurve é exportada para um arquivo IGES como valor de parâmetro 2D ou coordenada 3D.
Selecione entre:
- 2D — Somente os valores de parâmetro 2D são importados ou exportados.
- 3D — Somente os valores de coordenada 3D são importados ou exportados.
- 2D e 3D — Os valores de parâmetro 2D são importados, mas caso as curvas de trimagem não possam ser desenhadas utilizando os valores de curva 2D, os valores de coordenada 3D são importados. Ambos os valores de parâmetro 2D e coordenada 3D são exportados.
- Nenhum — Nenhuma curva de trimagem é importada ou exportada, assim superfícies não trimadas são importadas ou exportadas.
Recomenda-se utilizar a opção 2D ao importar Parasolid/Unigraphics, Solidworks/SolidEdge.
Tolerância de ppoint duplicado — Controla a tolerância para remoção de ppoints duplicados ao importar arquivos. Se dois ppoints estiverem dentro dessa tolerância, são tratados como pontos duplicados e um deles é removido quando o arquivo é importado.
Importar
As seguintes opções de importação estão disponíveis:
- Abrir novo modelo por cada arquivo fic CATIA — Arquivos de exportação Catia *.cat e *.exp são compostos por vários arquivos fic Catia. Por padrão, cada arquivo fic é importado em um novo modelo separado. Você pode importar os arquivos fic para o mesmo modelo desativando essa opção.
- Visualização automática do modelo após importação — Selecione esta opção para visualizar automaticamente o modelo quando importado. Isso também ativa todos os níveis utilizados e exibe o modelo utilizando a opção de visualização vista total.
- Orientação automática de superfícies após importação — Selecione esta opção para automaticamente orientar normais para superfícies quando o modelo é importado. Isso faz com que as normais de superfícies em cada nível apontem na mesma direção.
- Remover remendos de superfície fora da fronteira de trimagem — Selecione esta opção para remover remendos de superfícies fora da fronteira de trimagem quando o modelo é importado.
Exportar
As seguintes opções de exportação estão disponíveis:
- Unir pequenas arestas — Insira uma tolerância para mesclagem de arestas pequenas. Arestas mais curtas que a tolerância são mescladas.
- Regenerar sólidos — para desenvolvimento futuro.
- Adicionar fronteiras de trimagem — Selecione essa opção para adicionar fronteiras de trimagem às arestas de todas as superfícies não trimadas
- Ligar sólidos — Selecione essa opção para encontrar e armazenar as meias arestas ligadas de um sólido, sendo uma meia aresta um segmento de uma fronteira de uma face.
- Remover ppoints 3D duplicados — Selecione essa opção para remover todos os ppoints 3D duplicados dentro da tolerância geral.
- Orientar superfícies — Nível por nível, todas as normais de superfícies múltiplas são orientadas de forma que as porções externas de duas superfícies adjacentes sejam compatíveis. O modelo fica inalterado.
Quebrar Superfícies
Essas opções determinam como quebrar uma superfície quando exportada.
- Ângulo de descontinuidade — Se uma superfície apresenta uma descontinuidade de tangente, é quebrada nesse ponto. Uma descontinuidade de tangente numa superfície é definida pelo ângulo fornecido na caixa próxima a essa opção.
- Regiões planas — Selecione essa opção para quebrar superfícies nas arestas de regiões planas.
- Remendo compr. zero — Se uma superfície contém um remendo de comprimento zero, é separada de cada lado do remendo.
- Fechado — Selecione essa opção para quebrar uma superfície fechada em duas partes.
- Margens de remendo — Selecione essa opção para quebrar todas as superfícies em todas as curvas longitudinais e laterais.