Visão geral sobre fillets

Um fillet é uma superfície que cria uma combinação suave tangente-contínua entre duas superfícies. Esta imagem mostra uma superfície fillet que combina duas superfícies planas.

Esta imagem mostra o mesmo fillet com as superfícies automaticamente trimadas pelas duas fronteiras de fillet.

Exatamente como no caso de um arco entre duas linhas, existe mais de um fillet possível entre duas superfícies. Esta imagem mostra as mesmas duas superfícies planas com um fillet em outro canto.

Um fillet de raio constante ou de rolamento de esfera é criado configurando o Raio inicial e o Raio final com o mesmo valor. Um fillet de raio variável é criado inserindo valores diferentes para os dois raios.

Processo de fillet em vários passos:

  1. Intersecione as duas superfícies. Se você especificar explicitamente a curva de interseção, este passo é ignorado. A razão mais comum para inserir a curva de interseção explicitamente é calcular a curva separadamente e então estendê-la de forma que o fillet ultrapasse as fronteiras da superfície.
  2. Crie a superfície de fillet.
  3. Opcionalmente, trime uma superfície com a porção superior do fillet. A curva superior de fronteira do fillet precisa ser uma curva de trimagem válida para a superfície superior.
  4. Opcionalmente, trime a outra superfície com a porção inferior do fillet. A curva inferior de fronteira precisa ser uma curva de trimagem válida para a superfície inferior.

É possível criar uma superfície fillet válida que não permita trimar as superfícies com o fillet. Nesse exemplo, o fillet está no meio de ambas as superfícies e como resultado as fronteiras do fillet não são curvas válidas de trimagem. Consulte Restrições a trimagem quanto às regras sobre curvas válidas de trimagem.