Durante simulação de máquina, o FeatureCAM verifica quanto a colisões entre sólidos. Esse é um dos principais propósitos da simulação, mas existem às vezes erros falsos que não se devem a qualquer erro nos percursos ou configuração da máquina. Esses erros falsos geralmente ocorrem durante o desenvolvimento do arquivo MD quando folgas apropriadas não foram aplicadas entre as partes móveis da máquina.
Precisa existir uma pequena folga entre algumas das partes móveis para que não colidam num movimento intencional típico. Se as faces correspondentes forem planas, é improvável que uma colisão seja sinalizada. Porém, quando as faces não são planas, uma colisão é mais provável porque sólidos curvados são aproximados por polígonos planos (menores) durante a simulação. A fineza dessa aproximação é importante, e em alguns casos colisões podem ser erroneamente sinalizadas quando a simulação é executada em baixa resolução, enquanto uma resolução maior não reporta nenhum erro. Pode ser mais seguro fornecer folgas relativamente grandes para faces correspondentes curvadas.
A imagem mostra alguns exemplos de folgas. Elas não são muito maiores que 2mm cada.
Você não pode verificar quanto a colisões de movimento até ter concluído o suficiente do design de máquina para executar testes com simulação completa de máquina. No entanto, quando os sólidos para a sua máquina são detalhados, esforço pode ser economizado executando uma verificação inicial dos sólidos que apresentam interações próximas. Em alguns casos, os sólidos podem se intersecionar na posição inicial da máquina; isso sempre produz relatórios falsos de colisão.
Além de verificar visualmente, você pode verificar se dois sólidos se intersecionam na posição inicial da seguinte maneira:
Caso exista um volume sobreposto, pode ser corrigido de várias maneiras (dependendo do tamanho da sobreposição e da função dos componentes em conflito):