Unir conecta uma série de curvas e objetos de geometria numa única curva. Caso os pontos extremos não se encontrem na mesma posição, uma linha reta é traçada entre eles para criar a curva. Você pode especificar a ordem dos objetos manualmente ou permitir que o FeatureCAM calcule o caminho ao longo deles. Você somente pode unir curvas ou objetos de geometria inteiros; para conectar segmentos, consulte Encadeamento.
Para utilizar Unir:
- Selecione guia Construção > painel Curvas > De Curvas > Unir para exibir o diálogo Unir.
- Opcionalmente, insira um nome de curva no campo Nome, ou aceite o nome padrão.
- Utilize um dos seguintes métodos para adicionar as curvas que você deseja unir à lista Objetos:
- Selecione uma curva na lista Curva e clique no botão Adicionar item da lista
.
- Selecione uma curva na janela gráfica ou no painel Vista da Peça e clique no botão Adicionar item da lista
.
- Clique no botão Selecionar curva ou geometria
e selecione uma curva na janela gráfica.
- Selecione Exibir Visualização para exibir uma pré-visualização da nova curva na janela gráfica.
- Para alterar a ordem dos objetos, clique nos botões Mover item acima
e Mover item abaixo
.
- Para inverter a direção de um objeto, selecione-o na lista Objeto e clique no botão Inverter curva selecionada
.
- Para remover um objeto da lista Objetos, selecione o objeto e clique no botão Apagar item
.
- Opcionalmente, selecione Conectar início e fim. Isso traça uma linha reta entre a extremidade aberta da primeira curva e a extremidade aberta da última curva. Uma pré-visualização dessa linha é exibida na janela gráfica; certifique-se de que a linha não intersecione a curva.
- Clique OK.
A Tolerância é utilizada de duas maneiras:
- Quando o FeatureCAM decide como organizar os segmentos. Se a distância entre dois segmentos for menor que o valor de tolerância, são considerados adjacentes e são unidos; caso contrário, o segmento mais próximo é unido com uma linha reta.
- Ao criar a nova curva a partir dos segmentos organizados. Se a distância entre o primeiro ponto de um segmento e o último ponto do segmento anterior for menor que o valor de tolerância, o primeiro ponto não é adicionado; caso contrário, o primeiro ponto é adicionado à nova curva, resultando num segmento de linha entre os dois pontos.
Ao trabalhar com curvas, o FeatureCAM examina o último ponto de controle em comparação com o primeiro ponto de controle do próximo objeto. Arcos são convertidos em curvas e manipulados como curvas. Ao comparar pontos, o FeatureCAM utiliza uma distância de Manhattan (ou "geometria do táxi").