O polipropileno (PP) é um polímero termoplástico translúcido e semicristalino muito utilizado, que apresenta uma excelente resistência a diversos produtos químicos.
Normalmente não é necessária caso o armazenamento adequado seja utilizado.
220ºC - 280ºC (428ºF - 536ºF); não devem ser superados os 280ºC
20ºC - 80ºC (68ºF - 176ºF); recomenda-se 50ºC (122ºF). A temperatura de molde determina o nível de cristalinidade.
Até 180 MPa
Geralmente, são utilizadas velocidades de injeção altas para minimizar as tensões internas; se ocorrerem defeitos na superfície, é preferível um molde a baixa velocidade com uma temperatura superior. Recomenda-se o uso de máquinas capazes de proporcionar velocidades escalonadas.
Para os canais de alimentação frios, os diâmetros habituais oscilam entre 4 e 7 mm. Recomenda-se o uso de canais de alimentação e jitos completamente circulares. Podem ser utilizados todos os tipos de comportas. Os diâmetros habituais de comporta de pino oscilam entre 1 e 1,5 mm, ainda que podem ser utilizados diâmetros de até 0,7 mm. Para as comportas de arestas, a profundidade mínima da comporta deve ser a metade da espessura da parede e a largura ao menos o dobro da espessura. Canais de alimentação quentes podem ser utilizados imediatamente para o molde de PP.
A polimerização do propileno usando catalisadores esteroespecíficos gera PP. É produzido principalmente polipropileno isotáctico (iPP). (Os grupos de metilo localizam-se em um lado da corrente de carbono). Este plástico linear é semicristalino devido a uma estrutura molecular ordenada. Além disso, é mais rígido que o polietileno (PE) e apresenta um ponto de fusão superior. Por este motivo, muitos dos graus disponíveis comercialmente são copolímeros aleatórios com entre um 1% e um 4% de etileno ou copolímeros em bloco com um conteúdo de etileno superior.
Devido a sua cristalinidade, o nível de contração é relativamente alto (da ordem de 0,018 - 0,025 mm/mm [1,8% - 2,5%]). A adição de 30% de vidro reduz a contração para aproximadamente 0,7%. A contração é bastante uniforme; a diferença de contração de fluxo e de fluxo transversal costuma ser inferior a 0,2%.
Tanto o homopolímero como o copolímero de polipropileno oferecem uma excelente resistência à umidade e aos componentes químicos, como os ácidos, os álcalis e os dissolventes. No entanto, o PP não é resistente aos hidrocarburos aromáticos, como o benceno, nem aos hidrocarburos clorados, como o tetracloreto de carbono. Diferença do PE, o PP não é resistente à oxidação a altas temperaturas.