O poliacetal ou polioximetileno (POM) apresenta um coeficiente de atrito baixo, uma boa estabilidade dimensional e uma resistência ótima às altas temperaturas.
Não é necessária, ainda que o material deva ser armazenado em um lugar seco.
50ºC - 105ºC (122ºF - 221ºF). É recomendável usar temperaturas de molde superiores para o molde de precisão, a fim de reduzir a contração posterior ao molde.
70 MPa - 120 MPa
Média alta
Pode ser utilizado qualquer tipo de comporta. Utilize comportas inclinadas circulares que sejam as mais curtas possível. Recomenda-se usar canais de alimentação isolados de ponta quente para os homopolímeros. Podem ser utilizados canais de alimentação aquecidos de forma interna ou externa com os copolímeros.
Os acetales são resistentes e apresentam materiais elásticos com um bom nível de resistência à deformação, estabilidade dimensional e resistência aos impactos, inclusive em baixas temperaturas.
Os acetales podem ser homopolímeros ou copolímeros. Os homopolímeros apresentam uma melhor resistência à tração e à fadiga, além de dureza, mas são difíceis de processar. Os copolímeros apresentam uma melhor estabilidade térmica, resistência química e capacidade de processamento. Tanto os homopolímeros como os copolímeros são cristalinos e exibem um nível baixo de absorção de umidade.
Os copolímeros podem ser utilizados de forma contínua com temperaturas da ar de até 100ºC (212ºF). Os homopolímeros apresentam uma resistência ótima a temperaturas ligeiramente superiores. Os diversos graus dos acetais disponíveis podem ser adaptados para diferentes aplicativos.
Os altos níveis de cristalinidade dos acetais geram níveis de contração relativamente altos entre 0,02 e 0,035 mm/mm. É detectada uma contração diferencial com os graus reforçados.