Splines 2D e 3D são curvas cujo raio se altera constantemente. O Inventor é compatível com dois tipos de splines: de interpolação e de vértice de controle. Splines de interpolação podem ser criadas em esboços 2D e 3D e também em superfícies.
Novidades: 2019
Splines de interpolação passam por uma série de pontos, chamados de pontos de ajuste. É possível modificar a curva usando manipuladores nos pontos. Na janela de desenho, as extremidades da spline de interpolação são quadradas, e os pontos de ajuste ao longo da curva têm a forma de losango.
As splines do vértice de controle são definidas por uma tolerância geométrica. Quando você cria a spline, a tolerância geométrica é exibida como linhas de construção. Os vértices de controle na estrutura, que são exibidos como círculos, influenciam as curvas de spline. A spline é tangente à tolerância geométrica nos pontos inicial e final.
É possível restringir parcial ou completamente os pontos de spline. Infira restrições a uma geometria existente enquanto desenha a curva ou adicione restrições e dimensões posteriormente.
Criar splines de interpolação
- Em um esboço ativo, clique na guia Esboço
painel Criar > Spline de interpolação
(2D) ou guia Esboço 3D
painel Desenhar
Spline de interpolação
(Esboço 3D).
- Na janela de desenho, clique para definir o primeiro ponto ou selecionar um ponto existente.
- Continue clicando para criar pontos de ajuste. Para fechar um contorno, clique com o botão direito do mouse no ponto de início e selecione Fechar curva.
Criar splines de vértice de controle
- Em um esboço ativo, clique naguia Esboço
painel Criar
Spline de vértice de controle
(2D) ou Guia Esboço 3D painel Desenhar
Spline de vértice de controle
(Esboço 3D).
- Na janela de desenho, clique para definir o primeiro ponto ou selecionar um ponto existente.
- Continue clicando para criar vértices.
- Quando terminar, clique em OK para finalizar a spline e sair do comando ou clique em Aplicar para concluir a spline e criar mais.
Alterar tipo de spline
- Clique com o botão direito em uma interpolação de spline e selecione Converter para spline de VC.
- Clique com o botão direito em um vértice de controle spline e selecione Converter para interpolação.
Nota: Se você converter o tipo e, a seguir, convertê-lo de volta, a spline não terá os mesmos pontos de ajuste ou a tolerância geométrica do original. A conversão inicial cria um best-fit spline e adiciona mais pontos ou vértices.
Editar splines de interpolação
- Faça qualquer um dos seguintes procedimentos:
- Arraste um ponto para reposicioná-lo; arraste um ponto final para redimensionar a forma.
- Arraste a spline para mover ou reposicioná-la.
- Para editar a forma da curva, clique com o botão direito do mouse em um manipulador de tangente e selecione Ativar manipulador. A seguir, arraste o manipulador de tangente para ajustar a forma da spline.
- Para excluir uma spline, selecione-a e pressione a tecla Delete.
- Para adicionar um ponto, clique com o botão direito do mouse no spline e selecione Ponto de inserção. A seguir, clique na curva para adicionar um ou mais pontos. Pressione a tecla Esc quando terminar.
- Para fechar uma curva, clique com o botão direito do mouse no ponto de início e selecione Fechar curva.
- Para excluir um ponto, selecione-o e pressione a tecla Delete.
Dica: Para excluir a spline mas preservar os pontos de ajuste, converta os pontos em pontos centrais e, a seguir, selecione a spline e pressione a tecla Delete.
- Para dividir uma spline, clique com o botão direito do mouse em um ponto e selecione Dividir spline.
- Para reverter uma edição, clique com o botão direito do mouse na spline e selecione Redefinir manipulador ou Redefinir todos os manipuladores.
- Para alterar o método de ajuste, clique com o botão direito do mouse em uma spline e escolha uma das seguintes opções:
- Norma. Cria uma spline com continuidade suave entre pontos.
- Energia mínima. Cria curvas suaves com aspecto visual superior e uma melhor distribuição da curvatura. Como as splines de energia mínima contêm mais dados, as superfícies geradas nessas splines levam mais tempo para calcular e criar arquivos maiores.
- AutoCAD. Utiliza o método de ajuste de spline do AutoCAD. As Splines de interpolação que utilizam o método de ajuste do AutoCAD não têm manipuladores e não são adequadas para a criação de superfícies de classe A.
- Para ajustar a tensão da spline, clique com o botão direito do mouse na spline e selecione Tensão de spline. Arraste o deslizador em direção a 100 para apertar a curva; arraste em direção a 0 para torná-la livre (mais aberta). Clique em
quando terminar. Ajustar a tensão de um spline o converterá automaticamente para o método de ajuste de Energia mínima.
Editar splines de vértice de controle
- Faça qualquer um dos seguintes procedimentos:
Visualizar curvatura do spline
A curvatura é uma indicação matemática da suavidade entre duas curvas ou superfícies. A taxa de alteração da direção é denominada curvatura. É possível visualizar a curvatura da spline e a suavidade global no Inventor ao exibir a curvatura radial.
Ela ilustra a curvatura com uma série de espinhos conectados que irradiam para fora da curva. Espinhos mais longos indicam zonas de maior curvatura, e espinhos curtos indicam menor curvatura. O comprimento da cada espinho é igual à curvatura do spline nesse ponto, ajustada à escala da vista. A progressão dos extremos dos espinhos indica a continuidade e suavidade da curvatura da spline.
- Para visualizar a curvatura da spline, clique com o botão direito do mouse em uma spline e selecione Exibir curvatura.
- Para ajustar a exibição do radial, clique com o botão direito do mouse em uma spline e selecione Configurar visualização de curvatura.
- Densidade do radial
. Especifica o espaçamento entre os espinhos.
- Escala do pente
. Especifica a escala (comprimento) dos espinhos.