Materiais de ABS

O acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) oferece uma aparência e uma capacidade de processamento superiores, um baixo nível de deformação, uma excelente estabilidade dimensional e uma alta resistência.

Aplicativos típicos

Condições de processamento do molde por injeção

Secagem

Os materiais ABS são higroscópicos, assim é necessário secá-los antes do processamento. As condições de secagem recomendadas são de 80ºC - 90ºC (176ºF - 195ºF) durante no mínimo 2 horas. O conteúdo de umidade do material deve ser inferior a 0,1%.

Temperatura do fundido

200ºC - 280ºC (392ºF - 536ºF); objetivo: 230ºC (446ºF)

Temperatura do molde

25ºC - 80ºC (77ºF - 176ºF). As temperaturas de molde controlam as propriedades de brilho; as temperaturas de molde inferiores geram níveis de brilho inferiores.

Pressão de injeção do material

50 - 100 MPa

Velocidade de injeção

Moderadamente alta

Propriedades químicas e físicas

Uma combinação de três monômeros, o acrilonitrilo, o butadieno e o estireno produzem ABS. Cada um dos monômeros transmite diferentes propriedades: a dureza, a resistência ao calor e a química do acrilonitrilo; a capacidade de processamento, o brilho e a resistência do estireno; e a dureza e a resistência aos impactos do butadieno. A partir de uma perspectiva morfológica, ABS é um material amorfo.

A polimerização dos três monômeros gera um terpolímero com duas fases: uma fase contínua de estireno-acronitrilo e uma fase dispersa de borracha de polibutadieno. Os coeficientes dos monômeros e a estrutura molecular das duas fases afetam as propriedades de ABS. É proporcionada uma maior flexibilidade no projeto do produto. Portanto, há centenas de graus disponíveis no mercado. Os graus disponíveis comercialmente oferecem diferentes características, como impacto de médio a alto, brilho de superfície de baixo a alto e nível alto de deformação térmica.