Seus modelos podem variar de tamanho, de pequenos modelos a supermodelos complexos. Quando você navega em tempo real na cena, o Autodesk Navisworks automaticamente calcula quais itens renderizar primeiro, com base no tamanho deles, na distância da câmera e na frequência de quadros especificada. Esta frequência de quadro personalizável é garantida por padrão, mas pode ser desativada, se necessário. Os itens que o Autodesk Navisworks não tiver tempo para renderizar serão descartados. Estes itens descartados são renderizados quando a navegação para.
A quantidade de descarte depende de diversos fatores, como o desempenho do seu hardware (placa gráfica e driver), o tamanho da Scene View, e o tamanho do modelo. Quando você trabalhar com modelos realmente grandes no Autodesk Navisworks, será necessário ter uma quantidade suficiente de RAM para carregar e rever os dados.
O Autodesk Navisworks emprega a tecnologia JetStream, que otimiza a utilização da RAM disponível. Antes de ficar sem memória, o Autodesk Navisworks migra os dados desnecessários para o disco rígido, liberando espaço para que o carregamento continue. A tecnologia JetStream também permite iniciar a navegar no supermodelo, antes que ele seja completamente carregado na memória.