A Selection Tree é uma janela encaixável que exibe uma variedade de vistas hierárquicas da estrutura do modelo, como definido pelo aplicativo de CAD no qual o modelo foi criado.
O Autodesk Navisworks utiliza esta estrutura hierárquica para identificar caminhos específicos de objeto (do nome do arquivo até um determinado objeto).
Para os arquivos do Revit 2014 ou superior (RVT ou NWC), a hierarquia do modelo pode ser estruturada de forma a exibir a categoria, a família, o tipo e a instância abaixo de cada nível, além de exibir o material do qual o objeto do Revit é feito. Por exemplo, uma porta pode ser quebrada em partes integrantes como vidro ou madeira.
Por padrão, há quatro opções na lista suspensa:
Opções adicionais personalizadas da Selection Tree podem ser adicionadas usando a API do Autodesk Navisworks.
O nome dos itens reflete os nomes do aplicativo de CAD original, sempre que for possível. É possível copiar e colar nomes da Selection Tree. Para fazer isto, clique com o botão direito na Selection Tree, e clique em Copy Name no menu de contexto. Como alternativa, é possível clicar em um item na Selection Tree, e pressionar CTRL + C. O nome agora foi copiado para a área de transferência.
Há diferentes ícones de árvore representando os tipos de geometria que compõem a estrutura do modelo. Cada um destes itens podem ser marcados como ocultos (cinza), não oculto (azul escuro) ou requerido (vermelho).