Você pode especificar um método de perda de pressão para as conexões e acessórios para duto e tubulação.
As configurações de perda de pressão para conexões e acessórios de duto são sempre definidas na instância.
Por padrão, as configurações de perda de pressão para conexões de tubulação são definidas no tipo, dentro do Editor de família. Utilize a caixa de diálogo Propriedades de tipo para modificar as propriedades de tipo para conexões e acessórios de tubulação dentro de um projeto. Na paleta Propriedades, clique em Editar tipo, e selecione outro método de perda. Utilize a paleta Propriedades quando você desejar substituir as propriedades de instância para uma conexão ou acessório de tubulação. Na paleta Propriedades, em Mecânica, selecione outro método de perda que não seja Usar a definição no tipo.
Dependendo do método de perda que você escolher, o Revit atribui um valor de uma tabela ASHRAE para a conexão ou acessório quando um sistema for criado. Para uma conexão de duto, selecione Coeficiente da tabela ASHRAE. Para uma conexão de tubulação, selecione Coeficiente K da tabela.
Especificar um método de perda para uma instância de conexão ou acessório
- Selecione uma conexão ou acessório de duto ou tubulação.
- Na paleta Propriedades, para Método de perda, selecione um método de perda de pressão na lista.
- Quando o Coeficiente específico ou Perda específica for selecionado, é possível especificar um valor para o método de perda. Para Configurações do método de perda, clique em Editar. Na caixa de diálogo Configurações, especifique um valor para o Método de perda.
Observações:
- Para duto, os seguintes métodos de perda estão incluídos com o Revit:
- Coeficiente da Tabela ASHRAE
- Coeficiente específico
- Perda específica
- Não definido
- Para tubulação, os seguintes métodos de perda estão incluídos com o Revit:
- Coeficiente K da tabela
- Coeficiente específico
- Perda específica
- Usar a definição no tipo
- Não definido
- Desenvolvedores terceiros podem desenvolver outros métodos de perda para conexões e acessórios que podem aparecer nesta lista.
- Para que o Revit aplique uma tabela ASHRAE, uma conexão ou acessório deve fazer parte de um sistema bem conectado com uma direção de fluxo conhecida.
- Pode haver casos em que nenhuma tabela ASHRAE seja aplicável para o elemento selecionado, por exemplo, quando a ASHRAE não tiver uma definição para uma conexão ou se o fluxo não for conhecido. Neste caso, a queda de pressão será exibida como vazia.
- Coeficiente específico e Perda específica não estão disponíveis para uma conexão ou acessório com mais de dois conectores.
Especificar um método de perda para um tipo de conexão de tubulação
- Use o Editor de família para editar a família de conexão de tubulação.
- Abra a caixa de diálogo Tipos de família.
- Em Mecânica, para o método de perda selecione Coeficiente K da tabela.
- Para Coeficiente K da tabela, selecione uma tabela na lista suspensa.
- Carregue a família no projeto e feche a mesma.
- Selecione a conexão e na paleta Propriedades, para Método de perda, selecione Usar a definição no tipo para aplicar as configurações especificadas no Editor de família.
Você pode confirmar qual método de perda foi utilizado ao gerar um relatório de perda de pressão do duto ou tubulação. Consulte Gerar um relatório de perda de pressão.
Nota: Se um sistema estiver bem conectado, o parâmetro Queda de pressão irá reportar o valor da queda de pressão desta conexão ou acessório. Se a conexão ou acessório tem mais de um caminho (mais de dois conectores), a queda de pressão será exibida como vazia. Observe que o valor de Queda de pressão incluirá a queda de pressão para conectores. Por exemplo, um conector acessório tem um parâmetro interno de queda de pressão, diferente de uma conexão. A queda de pressão final em um acessório é a soma dos dois valores de queda de pressão.