Cada gradiente em Lens Effects tem um conjunto de opções comuns. Clicar com o botão direito do mouse na barra de gradiente exibe um menu de atalho com as seguintes opções.
Redefine o gradiente de volta aos seus parâmetros padrão. Essa ação não pode ser desfeita.
Exibe uma caixa de diálogo Abrir arquivo na qual é possível carregar um determinado gradiente. Os gradientes são salvos com a extensão .dgr.
Exibe uma caixa de diálogo Salvar arquivo como, na qual é possível especificar o caminho e o nome do arquivo para o gradiente.
Permite carregar uma imagem de bitmap e utilizar cada linha de pixels do bitmap como um gradiente animado. Quando um bitmap é carregado em um controle de gradiente, o Lens Effects lê os primeiros 100 pixels na linha superior da imagem (para as 100 divisões de seus controles de gradiente) e cria o gradiente. Com cada quadro sucessivo, o Lens Effects lê a próxima linha de pixels como gradiente. Quando você ignora o controle deslizante de animação, você pode ver a alteração de gradiente ao longo do tempo.
Exibe um navegador de arquivo de 3ds Max, para que você possa selecionar um bitmap para ser usado como seu gradiente. Ao contrário do Mapa de UV, a opção Carregar bitmap lê apenas a primeira linha de pixels de toda a animação. Esta é uma boa opção quando você precisa ter um gradiente complexo, mas estático.
Indica que você está usando sinalizadores para definir as cores do gradiente em vez de um bitmap como a origem. O Modo de sinalizador é selecionado por padrão.
As últimas cinco opções no menu de atalho são diferentes tipos de métodos de composição. Quando você trabalha com controles de gradiente de Cor e Transparência em qualquer um dos filtros de Lens Effects, você deve conhecer ambos gradientes Radial e Circular. Os dois gradientes de cor de Lens Effects e os dois gradientes de Transparência são "bloqueados juntos" e trabalharão juntos, com base no método de composição que você selecionar para criar um efeito.
Cada método de composição funciona com base pixel por pixel no valor posicional, nos dois gradientes. Os métodos de composição definem como os valores de cores e brilho são combinados para formar uma única cor. Ao combinar as cores, os algoritmos avaliam cada canal de cor para localizar o resultado final. Isso permite criar cinco efeitos muito diferentes com os mesmos dois gradientes.
Quando essa opção é selecionada, a cor maior ou o maior valor de brilho entre os dois gradientes é selecionado. Por exemplo, se você tinha uma cor com valores RGB de 255, 210, 255 e outra com 225, 240, 225, a cor resultante seria 255, 240, 255. Essa opção geralmente resulta em um flash mais claro do que as configurações padrão.
Esta é a maneira mais comum de usar somente um gradiente. Para definir um gradiente para a cor ou o brilho que você deseja, defina o outro gradiente como preto puro. Isso garante que todos os valores definidos em um gradiente sejam usados exclusivamente para conseguir o efeito.
Calcula um valor médio entre as cores. No exemplo acima, a cor resultante seria 175, 225, 225. Esta é uma boa opção se você quiser combinar valores de gradiente e resultados em efeitos que não são tão brilhantes quanto o Valor alto.
Seleciona os valores de cor menores, resultando em flash menos intenso e um efeito geral sutil. No exemplo acima, a cor resultante seria 100, 210, 295.
Adiciona valores de cores juntos, deslocando o valor composto para o branco puro, produzindo os efeitos mais brilhantes, mas a maioria dos efeitos esmaecida. A composição do aditivo é boa quando você quer esgotar os efeitos.
Subtrai os valores de cores uns dos outros, resultando em cores menos intensas e atenuadas.
Esses métodos de composição podem ser aplicados a todos os tipos de gradientes, exceto gradientes de tamanho. O tipo de composição que está sendo usado por um gradiente é indicado acima da barra de gradientes.
Os métodos de composição são aplicados a cada gradiente. Alguns gradientes são vinculados juntos, portanto, se você atribuir um método de composição específico a um, o método será atribuído automaticamente ao outro.