Sobre o xView

O xView analisa modelos de malha, sinaliza diversos problemas e erros em potencial e exibe os resultados nos viewports tanto graficamente e como de texto. Os testes incluem vértices isolados e sobrepostos, arestas abertas, diversas estatísticas de UVW e mais.

Além disso, o xView pode converter sua exibição gráfica, como vértices ou arestas realçados, em uma seleção de subobjeto. E você pode alterar a configuração de tolerância (distância) para verificações relevantes, como de sobreposição de arestas.

Enquanto um teste estiver ativo, seu nome aparecerá na parte superior ou inferior do viewport ativo; você determina a posição ao alternar o comando Exibir por cima no menu xView. É possível abrir o menu xView ao clicar neste texto.

A exibição do viewport do xView

Ao lado do nome de teste, há uma mensagem de status. Se o teste tiver sido bem-sucedido, a mensagem indicará os resultados, como "14 vértices". Caso contrário, a mensagem indicará um possível motivo para a falha do teste, como "Nenhuma seleção" (o xView só funciona em objetos selecionados) ou "Tipo de objeto não suportado" (o xView funciona somente em objetos de malha ou de polígono editáveis).

Se o teste ativo for configurável, a mensagem "Clique aqui para configurar" aparecerá em uma segunda linha após o nome do teste. Normalmente, o parâmetro configurável é uma configuração de Tolerância que determina a distância máxima para o teste, como entre vértices. Para alterar o valor, clique na mensagem ou use o comando Configurar do menu xView.

Personalização do xView

Todos os comandos do submenu xView estão disponíveis na caixa de diálogo Personalizar interface do usuário (CUI), para que você possa definir atalhos de teclado ou uma barra de ferramentas personalizada para as funções usadas com frequência. Também estão disponíveis na categoria xView CUI ações adicionais para percorrer a lista de comandos, para alternar a exibição do viewport e mais.