A opção Selecionar semelhante seleciona automaticamente todos os itens que são "semelhantes" para a seleção atual.
Em geral, os objetos "semelhantes" devem estar na mesma camada e ter o mesmo material (ou nenhum material) aplicado. A funcionalidade específica depende da origem dos objetos:
Seleciona todos os itens importados no formato DWG no objeto selecionado ou na camada do objeto que tem os mesmos estilos ou categorias, como definido no AutoCAD Architecture (anteriormente conhecido como ADT ou Architectural Desktop), ou mesmo famílias e tipos conforme definido no Revit. Por exemplo, se você tiver importado ou vinculado a um arquivo DWG que contém paredes em diferentes estilos, como CMU-8, Concrete-8 e Stud-4, será possível selecionar todos os segmentos de parede CMU-8 na mesma camada ao selecionar um elemento e executar Selecionar semelhante.
Se você começar selecionando múltiplos objetos com diferentes estilos, Selecionar semelhante selecionará todos os objetos com esses estilos.
Esse comando também é aplicado aos objetos nativos do 3ds Max. Ele seleciona todos os objetos do mesmo tipo. Isso inclui tipos de objetos primitivos e editáveis. Por exemplo, se você adicionar algumas caixas e cilindros, selecionar um dos cilindros e executar Selecionar semelhantes, todos os cilindros serão selecionados, mas não as caixas. Se você converter todos os objetos no formato de Polígono editável e repetir o teste, todos os objetos serão selecionados. Posteriormente, se você aplicar um material a um dos objetos ou movê-lo para uma camada diferente, ele não será mais “semelhante” ao restante e não será selecionado pela opção Selecionar semelhante.