Neste exercício, você irá criar uma rede de tubulação a partir de uma polilinha existente. Neste método de criação de uma rede de tubulação, é possível usar os comandos padrão de desenho do AutoCAD para criar uma polilinha e inserir automaticamente uma extremidade de tubulação e a estrutura em cada vértice da polilinha.
É possível criar uma rede de tubulação a partir de uma variedade de entidades, inclusive polilinhas 2D e 3D, linhas e arcos do AutoCAD e linhas do recurso. Neste exercício, você usará uma polilinha 2D existente.
Criar uma rede de tubulação a partir de uma polilinha 2D
Este desenho contém terreno existente e superfícies de corredor, alinhamentos que representam as linhas de eixo da estrada de intersecção, lotes que representam limites de propriedades e uma polilinha que representa o layout da rede de tubulação proposta. Nos passos seguintes, você criará uma rede de tubulação do Autodesk Civil 3D a partir da polilinha.
A extremidade que for clicada especifica o início da rede de tubulação. A rede irá fluir de sua extremidade.
A rede de tubulação é exibida na planta. Foi criada uma estrutura em cada vértice da polilinha e foi criada uma tubulação entre as estruturas.
Visualizar a rede de tubulação no perfil
As tubulações e as estruturas são exibidas no gráfico do perfil longitudinal. Observe que, como especificado, a direção do fluxo começa na estaca final do perfil e continua na direção da estaca inicial.
Edição com alça de uma peça da rede
É possível usar as alças para alterar graficamente a posição das tubulações e estruturas na planta e no perfil.
Editar parâmetros da rede
Estas ferramentas permitem adicionar tubulações ou estruturas à rede usando os parâmetros definidos nesta barra de ferramentas.
Na janela Panorama, use as guias Tubulações e Estruturas para editar tubulações parametricamente.
A elevação da geratriz inferior muda para o valor especificado.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 2: Criar uma rede de tubulação por layout.