Neste exercício, você usará um limite de corte de dados para restringir a quantidade de pontos referenciados por uma superfície.
Os pontos que estão no arquivo de ponto, mas fora do limite de corte de dados especificado, serão ignorados quando a superfície for criada e durante todas as operações de edição de superfície subsequentes.
Adicionar um limite de corte de dados a uma superfície
A superfície EG está vazia no momento. Nos passos seguintes, você usará a polilinha vermelha no desenho para criar um limite de Dados de corte, que irá restringir dados de superfície importados para as extensões do limite. A seguir, você importará um arquivo de pontos LIDAR relativamente denso e examinará os resultados.
A polilinha é adicionada à definição da superfície EG como um limite. A presença de um limite na definição de superfície é indicada pelo marcador junto ao item Limites na guia Prospector. Quando a coleção Limites for selecionada, os limites que foram adicionados à superfície aparecerão na vista em lista Prospector.
Nas etapas a seguir, você adicionará uma arquivo de pontos LIDAR relativamente denso à definição da superfície. O arquivo de ponto será adicionado somente dentro das extensões do limite de corte de dados que você acaba de adicionar.
Importar dados de superfície a partir de um arquivo de pontos
Os dados de ponto são adicionados ao desenho.
Uma referência para o arquivo de ponto é adicionada à definição da superfície EG. A presença de dados de ponto na definição de superfície é indicada pelo marcador junto ao item Arquivos de ponto na guia Prospector.
Observe que somente os pontos que estão dentro do limite de corte de dados foram importados, e que uma borda verde foi criada dos dados importados.
A borda está fora do limite vermelho de corte de dados em algumas áreas e dentro do limite de corte de dados em outras áreas. Isso aconteceu porque os pontos no arquivo de pontos que estão fora do limite de corte de dados foram excluídos durante a operação de importação. A borda verde é formada pelos pontos nas extensões mais externas dos pontos importados.
Superfície com pontos importados dentro de um limite de corte de dados (esquerda) e detalhes da superfície (direita)
Restringir os dados de superfície para uma área menor
Esta camada contém uma polilinha laranja que será utilizada para criar um segundo limite de corte de dados.
A polilinha é adicionada à definição da superfície EG como um limite, mas os dados de ponto não foram alterados. Limites de corte de dados somente afetam as operações de edição de superfície que são executadas após o limite de corte de dados ter sido adicionado. Como os pontos foram adicionadas à superfície antes do limite do Corredor, o limite não afeta os dados de ponto no momento.
Nos passos seguintes, você irá reorganizar as operações de definição da superfície, de modo que os pontos fiquem restritos às extensões do novo limite de corte de dados do Corredor.
As operações executadas neste exercício são listadas na ordem em que foram executadas. O limite de corte de dados de Terreno foi adicionado primeiro, e ele afeta as operações que se seguem. O limite de corte de dados de Corredor foi adicionado por último, e por isso ele não afeta as outras operações.
Quando a superfície se reconstrói, os pontos fora do limite laranja de corte de dados do Corredor são excluídos da superfície.
Superfície com limite de corte de dados de Corredor aplicado
Exploração adicional: reorganizar as operações de definição da superfície e observar os resultados. Antes de continuar para o próximo exercício, assegure-se de que a tabela Tipo de operação esteja na seguinte ordem:
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 2: Simplificar uma superfície.