É possível migrar arquivos de projeto existentes para o BIM 360, mas é necessário executar algumas ações para garantir que o projeto seja configurado corretamente. Este tópico inclui as melhores práticas de configuração de projeto que devem ser avaliadas antes da migração do projeto.
Ao migrar projetos de atalho de dados para o BIM 360, é recomendável arrastar e soltar as pastas e os documentos do projeto na unidade conectada usando o Windows Explorer. Esse método carrega os arquivos no BIM 360 usando o Desktop Connector, que contém funções que carregam e revinculam as refexs e as referências de atalho de dados em projetos de atalho de dados.
- Para migrar um projeto de atalho de dados, você precisa carregar todos os dados do projeto, inclusive o desenho hospedeiro e o desenho de origem. Carregar apenas a pasta do projeto de atalho de dados (_Shortcuts) ou um único arquivo .xml de atalho de dados para o BIM 360 não é suficiente para migrar o projeto e ativar a colaboração no BIM 360.
- Se não estiverem na mesma estrutura de pastas do desenho hospedeiro, diretamente na mesma pasta ou em uma subpasta, os arquivos referenciados serão carregados em uma pasta de dados relacionados denominada "Related data" no BIM 360 e revinculados.
Para evitar que isso aconteça:
- Organize os desenhos hospedeiros e os arquivos referenciados na mesma estrutura de pastas e atualize as referências antes de migrar os arquivos de projeto.
- Migre simultaneamente os arquivos de projeto relacionados contidos em uma pasta raiz. Por exemplo, se você carregar apenas um desenho hospedeiro no BIM 360, será criada uma pasta de dados relacionados, e as referências serão carregadas e revinculadas.
Nota: Mesmo se os requisitos acima forem cumpridos, a pasta de dados relacionados ainda poderá ser criada para outros arquivos vinculados quando você carregar um projeto existente.
- Se os arquivos de referência forem carregados em uma pasta de dados relacionados e revinculados, você receberá uma mensagem informando que alguns dados foram inseridos na pasta de dados relacionados.
A pasta de dados relacionados será criada dentro da pasta de destino do desenho hospedeiro. Por exemplo, se o nome do desenho hospedeiro for Align-4.dwg e um arquivo referenciado estiver localizado em Arquivos de programa\Autodesk\AutoCAD 2020C3D\Help\Civil Tutorials\, uma pasta de dados relacionados será criada da seguinte forma: <pasta de destino>\Align-4\Related data\Arquivos de programa\Autodesk\AutoCAD 2020\C3D\Help\Civil Tutorials\. O arquivo referenciado será colocado nessa pasta.
- A criação de uma pasta de dados relacionados pode fazer com que o caminho e o nome de arquivo especificados para os arquivos carregados excedam o limite de 260 caracteres. Para obter mais informações, consulte Caminho longo na Ajuda do Desktop Connector.
- Pode levar algum tempo para que os documentos de projeto carregados possam ser acessados no BIM 360. Quando você inicialmente arrasta e solta esses documentos na unidade conectada, o
status deles, como mostrado no Windows Explorer, é Novo e eles não têm versão. Para conferir o status dos documentos, acesso a janela Ações pendentes do Desktop Connector. Quando os documentos forem totalmente carregados, o status mudará para
Sincronizado, e a versão será V1. Neste ponto, eles já podem ser abertos no Civil 3D.
- Depois que os arquivos forem carregados, você poderá definir a pasta de trabalho no Civil 3D como o local do projeto do BIM 360, selecionar a pasta de projeto de atalho de dados e revisar o projeto.
- Quando você utiliza o Windows Explorer para carregar desenhos de projeto de atalho de dados usando a unidade conectada, as informações de referência dos desenhos hospedeiros são automaticamente atualizadas para apontar para os novos caminhos no BIM 360, mas as informações contidas nos arquivos .xml de atalho de dados não são atualizadas. Isso não afeta o mecanismo de atalho de dados. Contanto que os desenhos de origem permaneçam no mesmo caminho em relação à pasta de trabalho, os atalhos de dados serão encontrados e resolvidos.
Nota: O caminho original contido nos arquivos .xml de atalho de dados é exibido no Editor de atalhos de dados, portanto você não observará alterações no caminho após carregar o projeto no BIM 360.
- Após o projeto ser carregado, é possível que alguns arquivos de referência, como arquivos de origem de dados de superfície, precisem ser revinculados.
- Alguns tipos de arquivo não são compatíveis com o BIM 360 e, consequentemente, não são carregados. Para obter informações sobre os tipos de arquivo compatíveis com o BIM 360, consulte Arquivos compatíveis na Ajuda do BIM 360.
Para obter mais informações sobre as mensagens do Desktop Connector, consulte Mensagens de notificação do Desktop Connector.