A poliamida 12, ou o náilon 12 (PA12), é um isolante elétrico eficaz cujas propriedades não são tão sensíveis à umidade como outras poliamidas. O PA12 apresenta grande resistência aos impactos e a uma grande quantidade de produtos químicos e é alterado em grande parte com plastificantes e reforços. Em comparação com PA6 e PA66, os materiais PA12 apresentam um ponto de fusão inferior, menor densidade e um nível de absorção de umidade muito menor. O PA12 não é resistente aos ácidos oxidantes fortes.
O conteúdo de umidade deve ser inferior a 0,1% antes do processamento. Se o material é exposto ao ar, recomenda-se secá-lo em um forno de ar quente a 85ºC (185ºF) durante 4 -5 horas. Em um secador por absorção, recomenda-se um período de 3-4 horas. Se o contêiner não está aberto, é possível utilizá-lo diretamente para o molde depois de um processo de equilíbrio de três horas de duração à temperatura do vault de produção.
230ºC - 300ºC (446ºF - 580ºF). Não devem ser excedidos os 310ºC (590ºF) para graus regulares e os 270ºC (518ºF) para graus à prova de fogo.
30ºC - 40ºC (86ºF - 104ºF) para graus não reforçados. Para componentes com uma superfície tamanho grande ou com paredes delgadas, utilize uma temperatura de 80ºC - 90ºC (176ºF - 194ºF). Utilize uma temperatura de 90ºC - 100ºC (194ºF - 212ºF) para graus reforçados. Ao aumentar a temperatura do molde, cresce também o nível de cristalinidade. É importante controlar de forma precisa a temperatura do molde.
Até 100 MPa. Recomenda-se pressões constantes baixas e altas temperaturas de fusão.
Alta; as altas velocidades proporcionam um melhor acabado nos graus com vidro.
Os diâmetros dos canais de alimentação dos graus não preenchidos podem ser de até 3,5 mm devido à baixa viscosidade do material. Os graus reforçados requerem diâmetros superiores (de 5 a 8 mm). Quanto à forma do canal de alimentação, utilize um tipo completamente redondo. Utilize um jito o mais curto possível.
Podem ser utilizadas várias comportas. Para evitar que os componentes apresentem uma grande tensão ou uma excessiva contração, não utilize comportas pequenas para as peças grandes. A espessura da comporta deve ser igual à espessura da peça. Ao utilizar comportas circulares inclinadas, o diâmetro mínimo recomendado é de 0,8 mm.
Os moldes de canais de alimentação quentes podem ser utilizados de forma eficaz. O tamanho das comportas pode ser inferior se são utilizados canais de alimentação quentes em lugar de frios.
O PA12 é um material termoplástico linear semicristalino-cristalino obtido do butadieno. As propriedades do PA12 e do PA11 são similares, ainda que o primeiro apresente uma estrutura de cristal diferente.
O conteúdo de água, a temperatura e o tempo de permanência determinam a viscosidade. Este material flui com facilidade. A contração é da ordem de 0,005 a 0,02 mm/mm (0,5% - 2%). Esta contração depende do grau específico, da espessura de parede e das condições de processamento.