Materiais PA66

A poli (hexametilenodiamina), ou poliamida 66, ou náilon 66 (PA66), é um termoplástico de nível de engenharia. O PA66 apresenta maior força, ainda que uma menor resistência aos impactos do que o PA6.

Aplicativos

Compete com PA6 na maioria dos aplicativos.

Condições de processamento de molde por injeção

Secagem

Se o material está vedado antes do molde, não é necessário o secar. Se os contêineres são deixados abertos, seque o material em um forno de ar quente a 85ºC (185ºF). Se o conteúdo de umidade é superior ao 0,2%, execute uma secagem a vácuo a 105ºC (220ºF) durante 12 horas.

Temperatura do fundido
  • 260ºC - 290ºC (500ºF - 554ºF)
  • 275ºC - 280ºC (527ºF - 536ºF) para os graus com vidro.
  • Evite temperaturas de fusão superiores aos 300ºC (572ºF).
Temperatura do molde

Recomenda-se uma temperatura de 80ºC (176ºF). A temperatura de molde afeta ao nível de cristalinidade, que, por sua vez, influi nas propriedades físicas. Em peças com paredes delgadas, são produzidas alterações nos níveis de cristalinidade quando é utilizada uma temperatura de molde inferior a 40ºC (104ºF). Em tais casos, é necessário recozer o material para manter a estabilidade dimensional.

Pressão de injeção do material

Geralmente, entre 75 MPa e 125 MPa em função do material e do projeto do produto.

Velocidade de injeção

Alta (ligeiramente inferior para graus reforçados)

Canais de alimentação e comportas

A localização da comporta é importante devido aos curtos períodos de congelamento. Utilize qualquer tipo de comporta. Execute uma abertura superior a metade da espessura da peça. O tamanho das comportas pode ser inferior se são utilizados canais de alimentação quentes em lugar de frios para impedir um congelamento prematuro. Ao utilizar comportas circulares inclinadas, o diâmetro mínimo da comporta deve ser de 0,75 mm.

Propriedades químicas e físicas

A polimerização da hexametilenodiamina e do ácido adípico (um ácido difásico) gera PA66. O PA66 é um material semicristalino-cristalino com um dos pontos de fusão mais altos entre as poliamidas disponíveis comercialmente. Os graus apresentam uma resistência e uma rigidez que são conservadas a temperaturas elevadas. O PA66 não absorve a umidade, ainda que seu nível de retenção não é tão alto como o do PA6. A absorção de umidade depende da composição do material, da espessura de parede e das condições ambientais. O nível de absorção de umidade afeta a estabilidade dimensional e as propriedades, que devem ser levadas em conta para o projeto de produtos.

São adicionados vários modificadores para melhorar as propriedades mecânicas; o vidro é um dos preenchedores utilizados com mais frequência. A adição de elastômeros, como o EPDM ou o SBR, melhora a resistência aos impactos.

A baixa viscosidade do PA66 permite que este flua com facilidade (ainda que em nível inferior ao PA66), o que permite o molde de componentes finos. A viscosidade é sensível à temperatura.

A contração é da ordem de 0,01 a 0,02 mm/mm (1% - 2%). A adição de fibra de vidro de reforço reduz a contração para 0,2% - 1%. A contração diferencial das direções de volume e volume transversal é alta. Os preenchedores minerais geram moldes mais isotrópicos.

O PA66 é resistente a maioria de dissolventes, ainda que não aos ácidos fortes ou aos agentes oxidantes.