Para criar arredondamentos

O comando de operação de arredondamento permite criar três tipos de arredondamento: arredondamentos de aresta, arredondamentos de face e arredondamentos completos.

Os arredondamentos de aresta adicionam arredondamentos a uma ou várias arestas de uma peça. É possível criar concordâncias de raio constante e de raio variável, bem como concordâncias de diferentes tamanhos e diferente continuidade (tangente ou uniforme G2) em uma única operação. Todas as concordâncias e arredondamentos criados em uma única operação se tornam uma única operação.

Os arredondamentos de face são arredondamentos entre dois conjuntos de faces selecionados, que não precisam compartilhar uma aresta. O arredondamento de face mescla arestas pequenas ou outras geometrias irregulares.

Os arredondamentos completos são arredondamentos situados ao redor de três conjuntos de faces adjacentes.

Nota: Se um arredondamento for aplicado a uma única aresta, qualquer operação que excluir a aresta resultará em erro, pois o arredondamento não será mais válido. Se uma operação de arredondamento for aplicada a várias arestas, é possível excluir uma delas e o arredondamento será atualizado para refletir a alteração, sempre que seja conservada qualquer aresta do conjunto. Esse mesmo comportamento também ocorre quando uma face é excluída das concordâncias que foram aplicadas a uma única face ou conjunto de faces.

Criar um arredondamento de aresta de raio constante

  1. Clique na guia Modelo 3D painel Modificar Arredondamento .
  2. Na caixa de diálogo Arredondamento, selecione Arredondamento de aresta .
  3. 3. Na guia Constante da caixa de diálogo Arredondamento, insira o raio para o primeiro conjunto de arestas e selecione uma opção de continuidade:
    • . Aplica Arredondamentos tangentes (G1), que são tangentes às faces adjacentes.
    • . Aplica Arredondamentos uniformes (G2), que apresentam curvatura contínua às faces adjacentes. Quando você aplica essa opção, a curvatura é alterada gradualmente, o que resulta em transições mais suaves e mais agradáveis esteticamente entre as faces.
    • . Aplica arredondamentos invertidos que apresentam curvatura contínua a faces adjacentes.

      Use a opção Arredondamento invertido para inverter arredondamentos. É possível criar arredondamentos com arestas convexas ou arestas côncavas.

      • As arestas convexas são um arredondamento externo; o arredondamento está em uma aresta exterior.
      • As arestas côncavas são um arredondamento interno; o arredondamento é uma aresta entre duas faces.
      Nota: Para aplicar esse comportamento a modelos criados em versões do Inventor anteriores ao Inventor 2019, exclua e recrie o canto para transformar um arredondamento externo em um arredondamento interno.
  4. Escolha o modo de seleção:
    • Aresta. Permite selecionar ou remover arestas individuais.
    • Contorno. Permite selecionar ou remover as arestas de um contorno fechado de uma face.
    • Operação. Permite selecionar ou remover todas as arestas de uma operação que não sejam resultado de interseções entre a operação e outras faces. Se essa opção for utilizada no ambiente de montagem, apenas operações de peça poderão ser selecionadas.
  5. Na janela de desenho, selecione as arestas.
  6. Se necessário, selecione os sólidos participantes em uma peça com vários corpos:
    • Internas. Permite selecionar ou remover todas as arestas e cantos côncavos remanescentes. Esse modo requer um conjunto de arestas separado. Não disponível no ambiente de montagem.
    • Externas. Permite selecionar ou remover todas as arestas e cantos convexos remanescentes. Esse modo requer um conjunto de arestas separado. Não disponível no ambiente de montagem.
  7. Para adicionar arredondamentos com um raio diferente, adicione outro conjunto de arestas.
  8. (Opcional) Clique em Mais para especificar opções adicionais:
    • Girar ao longo de arestas retas. Se essa opção for selecionada, o raio especificado variará quando necessário para preservar as arestas das faces adjacentes:

      Se essa opção não for selecionada, um raio constante será mantido e as faces adjacentes serão estendidas quando necessário:

    • Junção esférica preferível. Se essa opção for selecionada, será criado um arredondamento de aresta definido como se uma esfera tivesse rolado ao longo da aresta e em torno dos cantos:

      Se essa opção não for selecionada, será criada uma transição tangente contínua entre os arredondamentos de aresta em cantos agudos:

    • Cadeia automática de arestas. Define a preferência de seleção das arestas para as concordâncias de aresta. Marque para selecionar automaticamente todas as arestas tangentes ao selecionar uma aresta para concordância. Para selecionar apenas as arestas indicadas, desmarque a caixa de seleção.
    • Preservar todas as operações. Quando selecionada, verifica todas as operações que fazem interseção com a concordância. Suas interseções calculam durante a operação de concordância. Se essa opção não for selecionada, apenas as arestas que fizerem parte da operação de arredondamento serão calculadas durante a operação.
  9. (Opcional) Especifique opções na guia Recuos:
    • Vértice. Especifica o vértice das arestas intersectantes. Selecione o vértice na janela de desenho.
    • Mínimo. Permite que o Autodesk Inventor defina o recuo mínimo aceito para um determinado vértice. Esta opção fornece a transição mais suave e aumenta as probabilidades de sucesso para resolver concordâncias de vértices difíceis.
    • Aresta. Especifica uma aresta entre aquelas que fazem interseção com o vértice selecionado. Selecione uma aresta na janela de desenho.
    • Recuo. Especifica a distância do recuo. Insira a distância.
  10. Clique em OK para concluir.

Criar um arredondamento de aresta de raio variável

Para um arredondamento de aresta de raio variável, você deve definir raios diferentes para o ponto inicial e o ponto final. Também é possível adicionar pontos intermediários, sendo que cada um deles pode ter um raio diferente, e especificar um tipo de transição, que determina a forma do arredondamento.

  1. Clique na guia Modelo 3D painel Modificar Arredondamento .
  2. Na caixa de diálogo Arredondamento, selecione Arredondamento de aresta .
  3. Na caixa de diálogo Arredondamento, clique na guia Variável.
  4. Na janela de desenho, selecione a aresta que deseje arredondar.
  5. Para adicionar pontos à aresta, mova o indicador ao longo da aresta selecionada até a localização do ponto e clique para adicionar o ponto.
    Nota: Nota: Quando você adiciona um arredondamento de raio variável a um contorno fechado, como a extremidade de um cilindro, não há pontos iniciais nem finais. Adicione os pontos em que se definem os raios.
  6. Na lista Ponto, selecione o ponto inicial e insira o raio correspondente. Repita os passos para o ponto final.
  7. Se tiver adicionado pontos à aresta, selecione cada um deles e insira o raio e a posição correspondentes.
  8. Selecione uma opção de continuidade para cada aresta:
    • . Aplica Arredondamentos tangentes (G1), que são tangentes às faces adjacentes.
    • . Aplica Arredondamentos uniformes (G2), que apresentam curvatura contínua às faces adjacentes. Quando você aplica essa opção, a curvatura é alterada gradualmente, o que resulta em transições mais suaves e mais agradáveis esteticamente entre as faces.
  9. Para adicionar um arredondamento a outra aresta, selecione Clique para adicionar na coluna Arestas e repita as etapas 4 a 8.
  10. Defina como os arredondamentos de raio variável serão criados entre pontos de controle:
    • Transição de raio suave. Se essa opção for selecionada, serão criados arredondamentos com uma transição de mesclagem gradual entre os pontos. A transição é tangente (não há relação de alteração entre pontos): desmarque a caixa de seleção para criar arredondamentos com transições lineares entre os pontos:
  11. (Opcional) Clique em Mais para especificar opções adicionais ou clique em Recuos para criar os recuos.
  12. Clique em OK para concluir.

Criar um arredondamento entre duas faces

  1. Clique na guia Modelo 3D painel Modificar Arredondamento .
  2. Na caixa de diálogo Arredondamento, selecione Arredondamento de face .
  3. Na janela de desenho, selecione a primeira face ou conjunto de faces.
  4. Selecione a segunda face ou conjunto de faces.
    Dica: Ao selecionar mais de uma face por conjunto de faces, desmarque a caixa de seleção Otimizar para seleção única. Para finalizar uma seleção múltipla específica, no menu de contexto, clique em Continuar.
  5. Ao arredondar superfícies, clique em Inverter para inverter o lado no qual criar o arredondamento para cada conjunto de seleção.
  6. Insira um raio.
  7. (Opcional) Defina a preferência de seleção das faces.
    • Incluir faces tangentes. Selecione esta opção para permitir que a concordância continue automaticamente sobre as faces tangentes e adjacentes. Para criar a concordância apenas entre as faces selecionadas, desmarque a caixa de seleção. Essa opção não adiciona nem remove faces do conjunto de seleção.
  8. (Opcional) Clique em Mais para especificar opções adicionais:
    • Preservar todas as operações. Quando selecionada, verifica todas as operações que fazem interseção com a concordância. Suas interseções calculam durante a operação de concordância. Se essa opção não for selecionada, apenas as arestas que fizerem parte da operação de arredondamento serão calculadas durante a operação.
    • Ponto de ajuda. Em raras ocasiões, as concordâncias de face poderão ter várias soluções. A especificação de um ponto de ajuda pode ajudar a resolver a ambiguidade e permitir que o arredondamento de face forneça a solução adequada. Marque esta opção para ativar a seleção do ponto de ajuda e, em seguida, especifique um local em uma face selecionada mais próxima da concordância adequada. A proximidade das forças de ponto selecionadas força a criação da concordância resultante no local adequado.
  9. Clique em OK.

Mostrar-me como criar um arredondamento entre faces

Get Adobe Flash player

Criar um arredondamento completo

  1. Clique na guia Modelo 3D painel Modificar Arredondamento .
  2. Na caixa de diálogo Arredondamento, selecione Arredondamento de aresta .
  3. Na janela de desenho, selecione a face ou o conjunto de faces para o primeiro lado.
    Dica: Ao selecionar mais de uma face por conjunto de faces, desmarque a caixa de seleção Otimizar para seleção única. Para finalizar uma seleção múltipla específica, no menu de contexto, clique em Continuar.
  4. Na janela de desenho, selecione a face ou o conjunto de faces central.
  5. Na janela de desenho, selecione a face ou o conjunto de faces para o segundo lado.
    Nota: A cor de realce das faces selecionadas coincide com a amostra de cor do comando de seleção relacionado.
  6. (Opcional) Defina a preferência de seleção das faces.
    • Incluir faces tangentes. Selecione esta opção para permitir que a concordância continue automaticamente sobre as faces tangentes e adjacentes. Para criar a concordância apenas entre as faces selecionadas, desmarque a caixa de seleção. Essa opção não adiciona nem remove faces do conjunto de seleção.
  7. (Opcional) Clique em Mais para especificar opções adicionais:
    • Preservar todas as operações. Quando selecionada, verifica todas as operações que fazem interseção com a concordância. Suas interseções calculam durante a operação de concordância. Se essa opção não for selecionada, apenas as arestas que fizerem parte da operação de arredondamento serão calculadas durante a operação.
    • Ponto de ajuda. Em raras ocasiões, as concordâncias de face poderão ter várias soluções. A especificação de um ponto de ajuda pode ajudar a resolver a ambiguidade e permitir que o arredondamento de face forneça a solução adequada. Marque esta opção para ativar a seleção do ponto de ajuda e, em seguida, especifique um local em uma face selecionada mais próxima da concordância adequada. A proximidade das forças de ponto selecionadas força a criação da concordância resultante no local adequado.
  8. Clique em OK.

Dicas para usar uma única operação ou várias operações de arredondamento

Ao juntar arestas adjacentes, é possível adicionar os arredondamentos separadamente ou juntar todas as arestas em uma única operação. Considere o seguinte, ao decidir usar uma única operação ou várias operações: