Materiais PMMA

O polimetacrilato de metilo (PMMA) apresenta uma excelente resistência química e aos agentes atmosféricos.

Aplicativos típicos

Condições de processamento do molde por injeção

Secagem

O PMMA é higroscópico e deve ser seco antes do molde ser efetuado. Recomenda-se uma temperatura de secagem de 90ºC (194ºF) durante 2 - 4 horas.

Temperatura do fundido

240ºC - 280ºC (460ºF - 536ºF)

Temperatura do molde

35ºC - 80ºC (90ºF - 176ºF).

Velocidade de injeção

Moderada

Propriedades químicas e físicas

A polimerização em massa do polimetacrilato de metilo seguida de sua extrusão e peletização ou polimerização em uma máquina de extrusão gera pastilhas para o molde por injeção. As formulações variam segundo o peso molecular e as propriedades físicas como, por exemplo, a velocidade de fluxo, a resistência ao calor e a dureza. Os graus com um peso molecular superior são mais resistentes que os graus com um peso molecular inferior. As formulações com um fluxo alto são mais adequadas para o molde.

A temperatura de deformação térmica sob carga varia de 75ºC (167ºF), para materiais com um fluxo alto, até os 100ºC (212ºF) para os materiais com um fluxo baixo (peso molecular alto).

O PMMA apresenta propriedades ópticas e resistência aos agentes atmosféricos excelentes. A transmitância de luz branca pode atingir o 92%. As peças moldadas podem apresentar uma birrefringência alta, o que faz do PMMA um material ideal para os discos de vídeo.

O PMMA exibe deformação em temperatura ambiente. A resistência a tração inicial é alta, ainda que, quando submetido a uma carga com um nível de tensão alto a longo prazo, possa apresentar rachaduras. Sua resistência aos impactos é boa, ainda que exiba um pouco de sensibilidade aos entalhes.