Representações em cabeamento elétrico

Representações posicionais em Cabeamento elétrico

Cabeamento elétrico responde às alterações de representação posicional na montagem de nível superior e nas submontagens padrão do Autodesk Inventor do mesmo modo que responde às atualizações de submontagens padrão. As representações posicionais não estão disponíveis no nível de montagem de cabos e fios.

Quando a montagem de nível superior está na representação posicional principal, a maioria dos comandos e menus contextuais de Cabeamento elétrico podem ser utilizados, ainda que uma ou mais submontagens contenham uma representação posicional ativa. Quando alterações são feitas na representação posicional da montagem de nível superior, os comandos e menus contextuais são limitados.

Que comandos estão disponíveis quando alterações são feitas na representação posicional da montagem de nível superior?

Somente estão disponíveis as operações de Cabeamento elétrico que ajudam a compreender e ajustar os comprimentos de arnés necessárias para suportar várias posições e garantir que não tenha violações de raio da dobra. É possível:

  • Verificar se existem violações de raio da vergadura.
  • Adicionar e ajustar as propriedades do arnés.
  • Alterar a configuração de visualização de arnés.
  • Gerar relatórios.

Como respondem os elementos flexíveis às alterações de representação posicional?

Os objetos flexíveis como fios, cabos, cabos planos e segmentos são recalculados e dobrados, e são atualizados quando as representações posicionais são alteradas. Para que sejam atualizados, estes objetos devem estar associados à geometria existente. Por exemplo, os pontos de trabalho dos segmentos e fios que estão deslocados não são associativos e não são atualizados quando é alterada para representação posicional.

É possível adicionar pontos associativos adicionais para que os objetos de arnés respondam corretamente às alterações de representação posicional. Também é possível redefinir os pontos não associativos na geometria seguinte para que sejam associativos:

  • Pontos de trabalho existentes.
  • Centros dos componentes circulares, como uma face ou um furo, e os cortes cilíndricos das arestas de arco.
  • Pontos de esboço existentes.
  • Vértices de modelo.

As verificações de raio da vergadura ativas podem ser executadas durante as alterações de representação posicional. Os fios soltos e as montagens de arnés estão definidos para adiar as atualizações que não respondem às alterações de representação posicionais.

Como são criadas e editadas as representações posicionais?

Consulte a Ajuda do Autodesk Inventor para obter mais informações sobre a criação e o funcionamento das representações posicionais.

Representações de nível de detalhe de Cabeamento elétrico

Cabeamento elétrico suporta representações de nível de detalhe (ND) que permitem ignorar componentes de montagem para melhorar a capacidade e o rendimento, e para simplificar os ambientes de modelagem e desenho. Em Cabeamento elétrico, é possível ignorar toda a montagem de cabos e fios e a peça de arnés. Não é possível ignorar outros objetos de arnés dentro do arnés, mas é possível ignorar conectores que estão dentro da montagem de cabos e fios.

Se for ignorada uma peça de arnés, todos os objetos de arnés que contém serão invisíveis, todos os cabos e funções de arnés serão desativados se a montagem de cabos e fios estiver ativada no local, e a peça de arnés ignorada e a montagem não serão atualizadas.

É possível abrir a montagem de nível superior apropriada em uma representação de nível de detalhe específica ou ativar a representação de nível de detalhe necessária. Além das representações de nível de detalhe predefinidas, é possível criar um número ilimitado de novas representações de nível de detalhe.

Consulte a Ajuda do Autodesk Inventor para obter mais informações:

O que ocorre quando são ignorados componentes aos quais é feita referência?

Quando é ignorada uma montagem, é possível que, temporariamente, os objetos de arnés que fazem referência a componentes que faltam apresentem erros. Por exemplo, se uma montagem faz referência a conectores ignorados que estão dentro ou fora da montagem de cabos e fios, todos os cabos ou condutores de cabo associados a estes conectores oscilarão com a próxima atualização. Estes erros são resolvidos quando os componentes são reativados e é produzida a próxima atualização.

Em alguns casos, o projeto de arnés não é atualizado automaticamente. Nestes casos, é possível forçar a atualização clicando no comando Atualizar ou ativando no local a montagem de cabos e fios.

O que ocorre quando estão abertas várias representações de nível de detalhe enquanto são editadas montagens de arnés?

É possível abrir um arquivo de montagem de nível superior em uma representação de nível de detalhe específica utilizando a caixa de diálogo Opções para abrir arquivos. Se já estiver aberto um arquivo de montagem que utiliza uma representação de nível de detalhe diferente, só será possível editar o projeto de arnés em uma representação de nível de detalhe. As demaisrepresentações de nível de detalhe abertas são bloqueadas e não podem ser editadas até que a representação seja salva. Uma vez salvas, todas as representações refletem imediatamente as alterações e são ativadas para a edição. Se for editada uma delas, as demais são bloqueadas novamente.

Além disso, se for aberta a mesma montagem de nível superior em duas representações diferentes, e forem executadas alterações em uma delas, parte das alterações da montagem de cabos e fios em dita representação aparecem no outro nível de detalhe. Por exemplo, se for criado um condutor em um nível de detalhe, o condutor também aparecerá no outro nível. A peça do arnés não tem representação de nível de detalhe, para que as duas representações compartilhem a mesma instância da peça.

Como é possível determinar os componentes que consomem mais memória?

O comando Procurar ajuda a determinar os componentes que consomem mais memória. A forma mais simples de acessar a este comando consiste em clicar no símbolo do binóculo no navegador Modelo.

Na caixa de diálogo Procurar, assegure-se de que a propriedade Custo estimado seja um dos critérios de pesquisa, especifique um valor e defina a condição como maior que. Posteriormente, é possível ignorar esses componentes ou utilizar uma representação de nível de detalhe alternativa, como Todas as peças desativadas.

Representações de nível de detalhe em desenhos e diagramas unifilares

Ao criar um diagrama unifilar ou um desenho de diagrama unifilar, deve ser selecionada uma representação de nível de detalhe principal. Ao criar um desenho, é possível selecionar uma representação de nível de detalhe da montagem de nível superior que não seja a principal. Se a representação tiver muitos componentes ignorados, a vista do desenho representará este estado.

Também é possível selecionar uma vista de desenho e representações posicionais, de modo que a combinação será representada na vista. Uma vez criada a vista, é possível editá-la e alterar sua representação.

Se estiver editando uma representação de nível de detalhe não principal da montagem de nível superior ou da montagem de cabos e fios, a representação de nível de detalhe principal das montagens relacionadas é bloqueada. Neste caso, o diagrama unifilar não poderá ser editado nem atualizado até que seja salva a representação de nível de detalhe de edição.

Nota: Não é recomendado abrir o diagrama unifilar e a montagem de nível superior em uma representação de nível de detalhe diferente da principal ao mesmo tempo.