Materiais PVC

O cloreto de polivinilo (PVC) é um polímero de uso frequente. A faixa de aditivos utilizado com este polímero pode alterar suas propriedades físicas. Ele pode ser convertido em um polímero rígido e resistente, que pode ser usado nos encanamentos de água, e também em um material flexível, ideal para os aplicativos têxteis.

Aplicativos típicos

Condições de processamento do molde por injeção

Secagem

Não é necessária, já que o material PVC absorve pouca água.

Temperatura do fundido

160ºC - 220ºC (320ºF - 428ºF)

Temperatura do molde

20ºC - 70ºC (68ºF - 158ºF)

Pressão de injeção do material

Até 150 MPa

Pressão de empacotamento

Até 100 MPa

Velocidade de injeção

Relativamente lenta para evitar a degradação do material

Canais de alimentação e comportas

Podem ser utilizados todos os tipos de comportas convencionais. As comportas circulares e capilares são utilizadas para o molde de componentes pequenos e as comportas em leque costumam ser utilizadas para seções grossas. O diâmetro mínimo das comportas circulares e capilares inclinadas deve ser sempre de 1 mm, e a espessura das comportas em leque não deve ser superior a 1 mm.

Os jitos devem ser o mais curto possível; o tamanho normal dos canais de alimentação é de 6 a 10 mm com uma seção transversal completamente circular. Podem ser utilizados canais de alimentação quentes isolados e determinados tipos de buchas de injeção de jitos quentes com PVC.

Propriedades químicas e físicas

O material PVC rígido (sem plastificar), gerado a partir de cloreto de sódio e gás natural, é um dos materiais plásticos utilizados com mais frequência. A estrutura química repetida é o cloreto de vinilo. O material PVC é misturado com aditivos para que possa ser processado. Os graus de PVC gerados usando técnicas de polimerização em massa ou suspensão são os principais tipos de processamento de fusão. O PVC é basicamente um material amorfo.

Entre os aditivos utilizados, incluem-se estabilizadores, lubrificantes, elementos para facilitar o processamento, pigmentos, modificadores de impacto e preenchedores. Entre as características do material PVC, incluem-se sua baixa combustibilidade, sua resistência (projetada para ser inquebrável), sua resistência aos agentes atmosféricos (retenção de impactos e cor sem perda de rigidez) e uma estabilidade dimensional excelente. O PVC é muito resistente aos agentes de oxidação e redução, bem como aos ácidos fortes. No entanto, não recomenda-se o material PVC não plastificado para um uso contínuo e de caráter ambiental acima dos 60ºC (140ºF). Ele não é resistente aos ácidos oxidantes concentrados como, por exemplo, o ácido sulfúrico ou nítrico, e não deve ser utilizado com hidrocarburos aromáticos e clorados.

Processe o material na temperatura de fusão correta. Caso contrário, podem ocorrer graves problemas devido à decomposição (que gera ácido hidroclórico, o que, por sua vez, acelera este processo).

O PVC é um material de fluxo relativamente rígido e apresenta uma faixa de processamento limitada. O peso molecular determina as características do fluxo. Os materiais com um peso molecular superior são mais difíceis de serem processados. Para solucionar este problema, adicione lubrificantes. No entanto, os graus com um peso molecular baixo costumam ser utilizados no molde.

O nível de contração é bastante baixo (0,002 - 0,006 mm/mm [0,2% - 0,6%]).