Sobre transformações geodésicas

A transformação geodésica executa uma transformação cartográfica de uma sistema de referência de coordenadas para produzir um sistema de coordenadas geográficas (latitude e longitude) que é referenciado para as mesmas referências que as do sistema de coordenadas de origem. O AutoCAD Map 3D toolset converte automaticamente os desenhos de um sistema de coordenadas geográficas para outro usando uma biblioteca de transformações. Você pode definir suas próprias transformações com base em um arquivo de malha ou nos parâmetros que especificar. Por exemplo, se você utilizar especificações de dados infraestrutura para informações espaciais na Europa (INSPIRE), é possível configurar transformações ETRS89 com base em arquivos de malha fornecidos por INSPIRE.

Métodos de fórmula analítica

Você pode especificar um método de interpolação (usando arquivos de malha) ou um método analítico (usando fórmulas). Para fórmulas analíticas, você poderá escolher entre as seguintes opções:

Método Notas Escala Conversão geocêntrica (em metros) Eixo de rotação do arco (em segundos) Conversão de eixo (em metros)
      Delta X Delta Y Delta Z Eixo X Eixo Y Eixo Z Eixo X Eixo Y Eixo Z
Conversão geocêntrica     X X X            
Molodensky     X X X            
Abridged Molodensky     X X X            
Quatro parâmetros   X X X X            
Seis parâmetros     X X X X X X      
Sete parâmetros   X X X X X X X      
Bursa Wolfe – Vetor da posição Os valores de rotação são positivos na direção do sentido anti-horário (ao olhar para a origem dos sistemas X,Y,Z). X X X X X X X      
Bursa Wolfe - Estrutura de coordenadas Os valores de rotação são positivos na direção do sentido horário (ao olhar para a origem dos sistemas X,Y,Z). X X X X X X X      
Molodensky-Badekas Fornecida a origem X, Y, Z do ponto de rotação, é possível calcular uma transformação de Estrutura de coordenadas equivalente. Os valores Delta-x, Delta-y e Delta-Z são alterados, mas os valores de rotação e escala permanecem os mesmos. X X X X X X X X X X

Métodos de interpolação

Métodos de interpolação requerem arquivos de malha. Se você utilizar arquivos de malha nas transformações geodésicas que criar, precisará copiá-las para a pasta em que o AutoCAD Map 3D toolset espera encontrá-las. Essa pasta contém pastas para diferentes países nas quais é possível armazenar os arquivos de malha. A localização varia, dependendo da versão de seu sistema operacional.

Windows XP (32 e 64 bits) C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Autodesk\Geospatial Coordinate Systems
Windows Vista (32 bits e 64 bits) ou Windows 7 (32 bits e 64 bits)

C:\ProgramData\Autodesk\Geospatial Coordinate Systems

Transformações arbitrárias e nulas

Além do padrão de transformações geodésicas, é possível criar transformações que só alteram as unidades ou projeção utilizadas em um sistema de coordenadas (sem alterar as referências ou especificações do elipsoide). Este tipo de transformação é chamado de transformação “arbitrária”.

Você também pode definir uma transformação “nula”. Por exemplo, o GDA94 (Geodetic Datum of Australia 1994) e WGS84 são duas referências tecnicamente diferentes. No entanto, as diferenças entre eles são tão pequenas que ninguém inventou uma forma de converter de um para outro. Na biblioteca de sistema de coordenadas, as duas referências são listadas separadamente, mas a transformação entre elas é nula.

Caminhos de transformação geodésica

Os caminhos de transformação geodésica determinam a ordem das transformações usadas para alcançar a transformação do sistema de coordenadas. Para obter informações sobre caminhos de transformação geodésica, consulte Como definir um caminho de transformação geodésica.