Sobre o Steel Connections for Dynamo

Revise estes conceitos e noções antes de começar a trabalhar com o Steel Connections for Dynamo.

Fluxo do script

Um script típico do Steel Connections for Dynamo começa com uma seleção de elementos do modelo, em seguida, agrupa esses elementos em nós de conexão potenciais, filtra esses nós com base em alguns critérios e coloca as conexões.

Nota: Para usar tipos de conexão, é preciso carregá-los no modelo. No Reprodutor do Dynamo, depois de carregar ou adicionar tipos de conexão ao modelo, clique no botão de atualização para ver a atualização.

Dados de estrutura

Os dados de estrutura contêm apenas os dados necessários para os mecanismos de agrupamento e filtragem. Geralmente, esses dados contêm:
  • Alguma identificação interna do elemento de estrutura, usada em um momento posterior para identificar os elementos que precisam ser conectados.
  • Os pontos de início e de término do elemento de estrutura, usados para calcular o ângulo de inclinação, o ângulo inclinado e o ângulo entre eixos. Os pontos de início e de término do elemento de estrutura também são usados para o mecanismo de agrupamento.
  • Os dados de seção do elemento de estrutura (perfil, tipo, forma) que também são usados para filtragem.

Eixo do elemento de estrutura

Cada família estrutural do Revit tem seus eixos definidos. Esses eixos são específicos da família, sendo o aspeto comum o fato de o eixo X ser sempre considerado ao longo do comprimento do elemento de estrutura.

Nota: Uma forma simples de identificar corretamente o eixo do elemento de estrutura é usar o nó StructureData.GetCoordinateSystem, que adiciona um objeto CoordinateSystem ao Dynamo. Em seguida, é possível exibir o eixo de interesse (o eixo Z, por exemplo) criando uma linha (Line.ByStartPointEndPoint) da origem do eixo (CoordinateSystem.Origin) até a extremidade do vetor do eixo Z (CoordinateSystem.ZAxis, Point.Add para a oirem):




Índices

A ordem dos elementos de estrutura é um fator importante ao colocar conexões. Quando o script é criado, cada elemento de estrutura que entra em um nó é:
  • descrito usando os filtros disponíveis
  • rotulado usando um índice com base zero, a conexão é colocada com base nos índices
Nota: Não há uma forma correta de escolher o índice. É importante que seja correta a ordem dos elementos que são considerados como entrada para o nó do Dynamo de criação da conexão. Sempre escolha o mesmo índice para o mesmo elemento de entrada, para todas as condições em que você use esse elemento específico (por exemplo, índice 0 para Coluna).
Por exemplo, se criar um script para colocar um joelho de placa, aparafusado, com conexão de alma, você precisa seguir estas etapas:
  1. Abra ou crie um modelo que contenha alguns elementos de estrutura de exemplo (coluna e viga), mas sem conexões.
  2. Clique na guia Aço painel Conexão (Configurações de conexão).
  3. Na guia Conexões, especifique as conexões estruturais a serem carregadas. Neste caso, o joelho de estrutura, aparafusado, com conexões de alma.
  4. Clique na guia Aço painel Conexão (Conexão).
  5. Nas Propriedades do elemento, selecione a conexão e passe o cursor sobre o nome do tipo para revelar a dica de ferramenta que mostra o número de elementos, a ordem de seleção e os perfis aceitos.
  6. Crie um script que seja agrupado em nós de conexão de dois elementos de estrutura e filtre o primeiro elemento (índice 0) para que seja vertical e da seção I e o segundo elemento (índice 1) para que tenha a inclinação desejada e que crie a conexão tendo, como primeiro elemento de entrada, a coluna (índice 0) e, como segundo elemento de entrada, a viga (índice 1).
Nota: Para scripts de conexões de aço predefinidos, um nó é definido como um grupo de elementos de estrutura de interseção.

Zonas

Um elemento de estrutura único (viga ou coluna) tem duas extremidades, e um corpo entre as duas extremidades. Tanto o corpo quanto as extremidades são chamados de zonas. As zonas são identificadas pelo mecanismo de agrupamento.

  1. Extremidades da viga
  2. Corpo da viga

Mecanismo de agrupamento

Para um modelo fornecido, um algoritmo de agrupamento é usado para identificar os locais em que os nós de conexão podem ser colocados.



– Coluna B1

– Viga B2

– Viga B3

– Coluna B4

A – Nó A: Coluna B1 – Extremidade

B – Nó B: Coluna B1 – Extremidade; Viga B2 – Extremidade

C – Nó C: Viga B2 – Extremidade; Viga B3 – Extremidade

D – Nó D: Viga B3 – Extremidade; Coluna B4 – Extremidade

E – Nó E: Coluna B4 – Extremidade