Utilitário da Linha de Comando da Criação de um Modelo Revit Server

É possível usar o utilitário de linha de comando da criação de um modelo do Revit Server (RevitServerTools.exe) para automatizar a criação de modelos locais para facilitar o compartilhamento de trabalho com base no servidor.

É possível colocar novos modelos locais diretamente nas máquinas de membros da equipe ou em diretórios onde elas podem ser acessadas.

O RevitServerTool.exe é instalado automaticamente em todas as máquinas em que você instala o Revit ou o Revit Server com a função Host ou Accelerator ativada.

Em um computador de usuário do Revit, a localização padrão da ferramenta é:%ProgramFiles%\Autodesk\Autodesk Revit 2021INSTALLDIR\RevitServerToolCommand\. Em instâncias do Revit Server, a localização padrão da ferramenta é:%ProgramFiles%\Autodesk\Autodesk Revit 2021\tools\RevitServerToolCommand.

Nota: Para usar o utilitário de linha de comando, é necessário familiarizar-se com o DOS e entender a estrutura de linhas de comando. Observe também que este utilitário só funciona com a versão correspondente do Revit Server, ou seja, a versão 2021 do RevitServerTool.exe só funciona com a versão 2021 do Revit Server.

Comandos e Opções

Comando Resultado
l, createLocalRvt Cria um modelo local do modelo central com base no servidor especificado.
RevitServerTool -? Exibe a Ajuda para o utilitário ReverServerTool.
Opções Resultado
<caminho do modelo> Um caminho relativo do modelo ao diretório de projetos do Revit Server (por exemplo: "Hospital \north Wing.rvt"). Este é um marcador de posição necessário.
-d, -destination Um caminho que especifica a localização e o nome de arquivo do novo modelo. Caminhos absolutos, relativos e UNC são suportados. Por padrão, o novo modelo é criado na subpasta "RevitServerTool" na pasta de documentos do usuário. Por exemplo, C:\\Users|<Nome do usuário>\Documentos\RevitServerTool\ <NomeModelo>.rvt
Nota: Se o novo nome do modelo não for especificado no caminho de destino, por padrão, o nome do modelo com base no servidor central é utilizado.
-s, -server Nome do host do Revit Server, onde o modelo central reside. Este é um marcador de posição necessário.
-a, -accelerator Nome do Revit Server Accelerator. Quando esse argumento não é fornecido, o utilitário verificará a variável de ambiente RSACCELERATOR2021 para determinar se um Accelerator está atribuído e, se estiver, usará os dados do cache nesse Accelerator se ele estiver atualizado. Se nenhum Accelerator estiver listado, o utilitário copia os dados do modelo central diretamente do host do Revit Server. Da mesma forma, se o nome do Accelerator for inválido, ou o Accelerator não estiver funcionando, os dados serão recuperados diretamente do host.
-o, -overwrite Substitui o modelo destino caso ele já exista.

Uso:

RevitServerTool createLocalRVT <model path> [-s | -server <nome do servidor>] [-a | -accelerator <nome do accelerator>] [-d|-destination <caminho>] [-o|-overwrite]

Uso Resultado
RevitServerTool createLocalRVT <caminho do modelo> [-server <nome do servidor>] Uma cópia local do modelo central especificado pelo caminho do modelo no host do Revit Server especificado é criada no diretório pessoal do usuário usando o nome de usuário definido no sistema operacional.
RevitServerTool createLocalRVT <caminho do modelo> [-server <nome do servidor>] [-destination <caminho>] [-overwrite] Uma cópia local do modelo central especificado pelo caminho do modelo no host do Revit Server especificado é criada na localização do caminho de destino, substituindo qualquer versão anterior lá existente.
RevitServerTool createLocalRVT <caminho do modelo> [-server <nome do servidor>] [-destination <caminho>] [-accelerator <nome do accelerator>] Uma cópia local do modelo central especificado pelo caminho do modelo no host do Revit Server especificado é criada no cache no servidor do Revit Server Accelerator especificado e é colocada no destino especificado.

Exemplos de utilização da linha de comando

Nota: O uso de aspas nos exemplos abaixo é necessário para processar corretamente os marcador de posição que contêm espaços.

Para criar um modelo local com base em um modelo central denominado As-Built complex.rvt encontrado no diretório 2021 Hospital Project no host do Revit Server denominado SERVER01

  • RevitServerTool createLocalRvt "2021 Hospital Project\As-Built complex.rvt" -s SERVER01 -o
  • OU

  • RevitServerTool L "2021 Hospital Project\As-Built complex.rvt" -s SERVER01 -o

Para criar um modelo local deste mesmo modelo central, com o nome As-Built complex myLocal.rvt e armazenado na pasta C:\local files

  • RevitServerTool createLocalRvt "2021 Hospital Project\As-Built complex.rvt" -s SERVER01 -d "c:\arquivos locais\As-Built complex_myLocal.rvt" -o
  • OU

  • RevitServerTool L "2021 Hospital Project\As-Built complex.rvt" -s SERVER01 -d "c:\arquivos locais\As-Built complex_myLocal.rvt" - o

Uso de notas

Condições de erro e respostas do utilitário

Condição: o usuário especifica o caminho do modelo, mas não especifica o marcador de posição -server.

Resposta: falta um marcador de posição e servidor necessário no comando.

Condição: o caminho do modelo especificado não existe no servidor.

Resposta: não é possível criar o modelo local porque o modelo "< caminho do modelo >" não existe no Revit Server "<servidor>".

Condição: o caminho de destino especificado não existe. Se o usuário tem permissões, um novo caminho será criado e o novo modelo será ali colocado.

Resposta: o modelo local "< caminho de destino >" é criado com êxito.

Condição: o caminho de destino (novo modelo) já existe e o usuário não utilizou explicitamente a opção [-overwrite].

Resposta: não é possível criar o modelo local porque o modelo "< caminho do modelo >" já existe.

Condição: o servidor especificado não está acessível ou a rede está parando de funcionar.

Resposta: não é possível criar o modelo local porque o Revit Server não está disponível.

Condição: o modelo no servidor está atualmente em uso.

Resposta: não é possível criar o modelo local porque o modelo "< caminho do modelo >" está atualmente em uso.

Condição:

A execução falhou por motivos desconhecidos ou porque o modelo está corrompido ou o usuário não tem acesso ao caminho de destino ou o comprimento total do caminho de destino é maior do que 255 ou o usuário não especificou um caminho de destino, mas o caminho não pôde ser criado.

Resposta: não é possível criar o modelo local na localização do "<caminho de destino>".