Você pode ajustar o tamanho e a escala dos elementos de forma gráfica ou inserindo um fator de escala. É possível alterar vários elementos simultaneamente.
A ferramenta Escala está disponível para linhas, paredes, imagens, vínculos, DWG e DXF importados, planos de referência e para a posição das cotas.
Ao alterar a escala de elementos, considere o seguinte:
- É possível redimensionar elementos em vistas 2D e 3D.
- Não é possível redimensionar elementos fixados. Desfixe os elementos antes de realizar o redimensionamento.
- Para redimensionar elementos, defina uma origem, que é um ponto fixo a partir do qual o elemento é redimensionado igualmente.
- Todos os elementos precisam estar em planos paralelos. Todas as paredes na seleção precisam ter o mesmo nível base.
- Ao redimensionar uma parede, as inserções (como portas e janelas) permanecem à uma distância fixa do ponto central da parede.
- A alteração da escala altera a posição das cotas mas não seus valores. Se você altera a escala de um elemento que uma cota referencia, o valor da cota não muda.
- Símbolos de vínculo e de importação têm um parâmetro de instância de somente leitura denominado Escala de instância. Ele mostra em quanto a escala da instância difere do símbolo base. Você pode alterar a escala da instância redimensionando o símbolo do vínculo ou o símbolo de importação.
Redimensionamento de famílias
Não é possível redimensionar ou alterar a escala de uma família no ambiente do projeto. Para alterar a escala de uma família no Editor de família, é possível criar e utilizar um parâmetro que se ajuste ao seu tamanho. Para obter detalhes, consulte esta aula on-line da Autodesk University.