O que ocorreu com as minhas texturas?

As texturas desaparecerão dos arquivos, se você mover ou excluir quaisquer texturas dos caminhos relativos e absolutos da localização dos arquivos de mídia associados. Isso pode ocorrer ao fornecer o arquivo FBX a outra pessoa que use outro computador que não tenha essa textura no diretório, na unidade do computador.

Use a opção Mídia incorporada para fazer com que o plug-in FBX inclua (incorpore) a mídia associada (texturas, por exemplo) no arquivo FBX. Dessa forma, o plug-in extrai a mídia para uma pasta .fbm na importação. O plug-in copia a mídia incorporado para uma pasta <nome do arquivo>.fbm na mesma localização que o arquivo FBX e é nomeada de acordo com o arquivo FBX.

Nota: Ao ativar a Mídia incorporada, a mídia fica contida dentro do próprio arquivo FBX e isso tem um impacto no tamanho do arquivo. É uma boa prática usar essa opção somente ao transportar um arquivo FBX para uma localização onde a origem da mídia original não esteja mais acessível pelo receptor.

Se você desativar a opção Mídia incorporada, o plug-in FBX armazenará os caminhos relativos e absolutos dos arquivos de mídia associados no momento da exportação. Isso causará problemas se, por algum motivo, o caminho não estiver mais acessível. Assegure-se de que a mídia associada esteja acessível para garantir a importação adequada desses arquivos de mídia.

A Mídia incorporada está ativa, mas eu ainda não veja minhas texturas

Em versões anteriores do 3ds Max FBX plug-in, ao salvar um arquivo FBX com a opção Mídia incorporada ativada, os arquivos embutidos são extraídos para uma pasta na mesma localização que o arquivo FBX. Se você não tiver permissão de gravação para a pasta, os arquivos de mídia não são extraídos. Essa falta de permissão de gravação pode ocorrer ao trabalhar em uma rede.

Com a versão atual do plug-in FBX do 3ds Max, se você não tiver permissão de gravação para a criação da pasta, os arquivos de mídia serão enviados para uma pasta temporária. Consulte Mídia incorporada.

Nota: Se você exportar o arquivo no formato ASCII com FBX das versões 2010 e anteriores, nenhuma textura poderá ser incorporada.

Arquivos Collada criados no Poser (DAE) no Maya

Os arquivos perdem seus mapas de textura quando são importados arquivos Collada (DAE) criados no Poser. Quando o plug-in FBX encontra essa limitação, a caixa de diálogo Arquivos de mapa ausentes é exibida ao tentar renderizar. Isso ocorre porque o 3ds Max não pode localizar os arquivos.

É possível solucionar isso ao adicionar a localização na lista de caminho Arquivos externos.

Para manter as texturas visíveis:

  1. No 3ds Max, clique em Personalizar Configurar caminhos do usuário.

    A caixa de diálogo Configurar caminhos do usuário é exibida.

  2. Selecione a guia Arquivos arquivos externos e clique em Adicionar.
  3. Navegue para a localização dos arquivos de textura na caixa de diálogo Escolher novo caminho de arquivos externos.
  4. Clique em Usar caminho.

    Ao renderizar o arquivo, os mapas de textura serão exibidos.

Para obter uma descrição desta limitação, consulte Mapas de textura ausentes em arquivos DAE.