Visibilidade de nó de grupo Maya

Os membros do grupo Maya perde as conexões para nós de grupo ao exportar para o 3ds Max. Isso significa que os membros de um grupo não herdam o nó de grupo de configuração de visibilidade quando exportados.

Por exemplo, se uma esfera no Maya for um membro de um grupo denominado SphereGroup, mas a esfera de propriedade de visibilidade estiver visível, a esfera pega o nó de grupo propriedade de visibilidade e se torna invisível. Esse é o comportamento esperado no Maya.

No entanto, quando você exportar isso do Maya e importar no 3ds Max, a esfera se tornará visível novamente. Isso acontece porque a esfera perde sua conexão com a propriedade de ocultação da SphereGroup na importação para o 3ds Max.

Por que isso acontece?

A anulação de configurações de visibilidade ocorre quando um nó de grupo está oculto (ou sua camada está oculta). Quando isso acontece, todos os membros do grupo ficam ocultos por padrão. Isso não causa problemas com a importação ou exportação desses nós, contanto que você permaneça dentro do Maya.

Mas os objetos do 3ds Max não herdam propriedades de ocultar/mostrar, somente as propriedades de visibilidade, portanto, todos os membros do grupo do Maya ocultos são exibidos quando são importados para o 3ds Max. Isso acontece porque a conversão FBX converte os nós de grupo em objetos fictícios que são o pai de seus membros no 3ds Max. Nesse caso, como somente os nós de grupo estão tecnicamente em cada camada de exibição criada, os membros se tornam parte da camada padrão.

Solução

Você pode manter a visibilidade dos objetos no 3ds Max se fizer o seguinte:

  1. No Maya, selecione o nó "grupo".
  2. Selecione Editar>Selecione Hierarquia.
  3. Criar uma nova camada com os objetos selecionados.

    Isso adiciona o nó de grupo e todos os seus membros para a capa de visualização para que visibilidade seja mantida no 3ds Max.