O utilitário Área de transferência de cores armazena amostras de cores para cópia de um mapa ou material para outro.
Por exemplo, se, no Editor de material, você quiser copiar uma cor baseando-se em uma amostra de um nível de um material para uma amostra em outro nível (ou de outro material), não será possível fazer isso com o recurso arrastar e soltar. Isto porque você não pode ter dois materiais/mapas visíveis ao mesmo tempo. No entanto, você pode arrastar a cor de um material para a Área de transferência de cores, alternar para o outro material e então arrastar a cor da área de transferência para a amostra no novo material.
É possível salvar e carregar arquivos da área de transferência de cores. O arquivo salvo, e que recebe uma extensão .ccb(área de transferência de cores), é um arquivo ASCII contendo uma descrição de paleta. As primeiras 12 linhas do arquivo consistem em três números RGB, para que você possa editar ou criar facilmente seus próprios arquivos de área de transferência. Esse formato de arquivo também é utilizado pelo modificador VertexPaint.
Para copiar uma cor de uma amostra para a Área de transferência de cores:
Clique em uma amostra de cor para editar o valor com o Seletor de cores.
Exibe uma área de transferência flutuante com 12 slots, além de botões para abrir e salvar arquivos da área de transferência de cores. Você pode abrir quantos flutuadores quiser e pode minimizá-los. Se sair do painel Utilitários ou selecionar o botão Fechar para sair do utilitário Área de transferência de cores, todos os flutuadores visíveis permanecerão abertos. Quando um flutuador é fechado, todos os valores alterados são perdidos.
Sai do utilitário Área de transferência de cores.