Use estas ferramentas para pintar objetos na cena ou objetos específicos à mão livre ou ao longo de um contorno de aresta. Os objetos que deseja adicionar à cena ao pintar são conhecidos como pintar objetos.
Para pintar objetos utilizando a seleção atual:
Isso alterna para o sistema de menu Alt.
Agora você está pintando cópias da seleção atual na cena. As duplicatas são colocadas em ordem aleatória.
Para modificar a ação da pintura, use a configuração Pintar Objeto descrita neste tópico. Por exemplo, para aumentar a distância entre as duplicatas, aumente o valor Espaçamento.
Para pintar objetos à mão livre:
Este procedimento cobre os ajustes mais importantes para pintar objetos em uma cena à mão livre.
Chaleiras pintadas na cena
Depois de fazer isso, não é mais possível ajustar a pintura dos objetos usando Pintar Objetos e os parâmetros das Configurações do Pincel. No entanto, são objetos padrão, para que você possa editá-los como com outros objetos na cena. Além disso, cada pintura de objeto é uma exemplificação do objeto original, para que você possa afetar cada conjunto de exemplificações ao editar os parâmetros de criação, modificadores de qualquer um, e assim por diante.
Como alternativa, para interromper a pintura sem salvar seu trabalho, clique em (Cancelar) no painel Configurações do Pincel.
Exemplo: para pintar com um objeto animado:
É possível pintar com objetos transformados em animação para que cada transformação da pintura do objeto seja reproduzida de maneira diferente durante a animação.
A pintura nos cilindros todos cai de uma vez, porque a animação para cada cópia é iniciada ao mesmo tempo que a animação do cilindro original.
Desta vez, os cilindros estão em sequência, começando com o primeiro e prosseguindo para o último. O deslocamento de 1 significa que a reprodução da animação de transformação de cada cilindo é atrasada em um quadro a partir do anterior.
Para aplicar os objetos para uma seleção de aresta com preenchimento:
O Preenchimento funciona somente com um único contorno de aresta não quebrado. Se o objeto contiver várias seleções qualificadas, o contorno que contém a menor ID obterá o preenchimento.
As pinturas dos objetos são aplicadas para a seleção de arestas.
Você também pode alterar as configurações, como as transformações aplicadas aos objetos de pintura, com o painel Configurações do pincel.
Como alternativa, para interromper a pintura sem salvar seu trabalho, clique em (Cancelar) no painel Configurações do Pincel.
Para interromper a pintura, clique com o botão direito do mouse na viewport ou clique no botão Pintar novamente. Para sair do modo Pintar sem salvar seu trabalho, utilize Cancelar.
Para interromper a pintura, clique com o botão direito do mouse na viewport ou clique no botão Pintar novamente. Para sair do modo Pintar sem salvar seu trabalho, utilize Cancelar.
Posiciona a pintura dos objetos ao longo de arestas selecionadas em um contorno contínuo em um polígono editável ou objeto Editar Polígono apenas. Disponível somente no nível do subobjeto da Aresta ou Borda de um polígono editável ou objeto de Editar Polígono com pelo menos uma aresta selecionada.
Se as arestas em mais de um contorno forem selecionadas, o Preenchimento se aplicará no contorno que contém a aresta com a menor ID.
Contorno de aresta única antes do Preenchimento (esquerda) e depois de Preenchimento (direita)
Esquerda: dois contornos de aresta são selecionados; o da esquerda contém a aresta com o menor valor de ID .
Direita: após a utilização de Preenchimento
O objeto ou os objetos para pintar em uma cena. Por padrão, este campo mostra “Nenhum Objeto...” (quando nenhuma pintura de objeto de tinta é designada) ou o nome do objeto ao final da lista de objeto (consulte a seguir). Alternativamente, é possível selecionar qualquer um dos seguintes:
Abre a caixa de diálogo Objetos de pintura para gerenciar a lista de objetos de pintura.
Quando a lista Usar Objeto (consulte anterior) é definida como objeto único, utilize a Lista Editar Objeto para selecionar qual objeto pintar. Quando a lista Usar Objeto é definida para Todos, Em Ordem, use a lista Editar Objeto para alterar a ordem do objeto.
Designa uma única pintura de objeto. Clique em Selecionar Objetos e, em seguida, selecione um objeto. Para designar pinturas de objetos adicionais, repita o processo. Disponível somente quando Pintar está desativado.
O último objeto selecionado é exibido por padrão na lista suspensa (consulte anterior) e, portanto, a pintura do objeto padrão. Para tornar um objeto diferente padrão, realce ele na Lista Editar Objeto (consulte anterior). Para desenhar com vários objetos, selecione uma opção alternativa na lista suspensa: Todos, Em Ordem, ou Todos, Aleatoriamente.
O número de objetos a serem pintados nas arestas selecionadas quando você clica em Preenchimento.
Selecione a superfície para receber a pintura dos objetos:
Com Desenhar em definido para Grade, algumas pinturas dos objetos foram feitas embaixo da parte levantada do objeto plano.
Se, ao usar Pintar Em Objetos Selecionados, você move o pincel para fora da superfície do objeto e depois de volta para outro local, usando uma única pincelada (ou seja, sem soltar o botão do mouse), o software automaticamente conecta os dois pontos com uma linha da pintura dos objetos.
A pincelada movida para fora da superfície do objeto no ponto 1 e depois de volta no ponto 2.
Consulte também: Pintura nos objetos pintados
Distância vertical desde a superfície pintada em que a pintura de objetos é posicionada. Os valores positivos posicionam os objetos acima da superfície, enquanto valores negativos posicionam os objetos abaixo.
Se você pintar com objetos de animação transformada, a pintura dos objetos resultantes irá herdar o movimento. Observe que isso se aplica somente à animação do objeto inteiro com a ferramenta Mover, Rotacionar ou Redimensionar (ou qualquer combinação dessas ferramentas). Não se aplica à animação do nível do subojeto ou animação dos parâmetros do modificador.
Utilize estes parâmetros para especificar como a animação é reproduzida. As configurações desejadas precisam estar posicionadas antes da pintura; alterar configurações não afeta pintura de objetos existentes.
As pinceladas das camadas de tinta em vez da justaposição dos objetos. Em outras palavras, quando ativado, a pintura na pintura de objetos recém criados aplica a pintura dos objetos subsequentes na superfície da pintura de objetos existentes.