Implementação de orientação (Pintura de partícula)

A implementação de orientação controla a forma como as sementes de partícula são orientadas nas superfícies. As informações de orientação podem ser utilizadas pelos operadores Pintura de criação e Pintura de deslocamento para girar as partículas no espaço. Essas opções são úteis quando você planeja usar formas instanciadas com uma orientação visível como partículas.

Atenção: Para que essas configurações afetem as sementes de partículas, defina esses parâmetros antes de criar as sementes. A alteração desses valores de parâmetro após a criação de sementes de partículas não tem efeito sobre a orientação das sementes existentes.

Interface

Gerar cálculo rotacional
Permite o controle sobre a orientação de sementes de partículas. As configurações restantes nesta implementação estão disponíveis somente quando esta caixa de seleção está ativada.

Grupos do eixo X e do eixo Z

Eixo de prioridade
Define o eixo como o eixo principal. Quando o eixo X é escolhido como o eixo de prioridade, cada partícula é alinhada primeiro por seu eixo X local da maneira especificada na lista suspensa e depois o eixo Z local é utilizado. Se o eixo Z for escolhido como o eixo de prioridade, cada partícula será alinhada primeiro por seu eixo Z local e depois por seu eixo X.
Inverter
Reverte a direção do eixo de prioridade. Isso tem o efeito de rotação de partículas por 180 graus para que apontem na direção oposta.
[lista de orientação]
Utilize a lista suspensa para especificar como o fluxo de partículas orienta as partículas em relação à superfície do objeto pintado.
  • Aleatório Orienta as partículas na superfície aleatoriamente, de acordo com o eixo escolhido.
  • Alinhar à superfície normal Alinha as partículas à superfície normal do objeto sobre o qual foram pintadas. Por exemplo, se X for selecionado como o eixo de prioridade, o eixo X local de uma partícula será alinhado com a superfície normal. Essa opção é adequada para colocar objetos de grama ou de cabelo instanciados em uma superfície.
  • Alinhar ao eixo X/Y/Z universal Alinha as partículas ao longo do respectivo eixo universal.
  • Consultar a viewport Força todas as partículas a se alinharem com a viewport ativa.
  • Consultar o ícone Pintura de partícula Força todas as partículas a consultarem o ícone Pintura de partícula.
  • Seguir percurso Alinha as partículas ao longo do caminho por spray na direção em que o curso foi desenhado.
  • Alinhar ao vetor de mapa U/V/W Alinha partículas ao longo da direção de mapeamento U/V/W na superfície do objeto pintado.
Divergência
Define o grau máximo de variação do eixo de prioridade escolhido, expresso em graus.