O Teste de escala permite que o sistema de partículas verifique a escala da partícula, ou o tamanho da partícula antes ou após a escala, e consequentemente, a ramificação. O teste fornece uma variedade de opções de eixo para medir tamanho ou escala.
Você pode usar este teste para causar uma alteração no comportamento, com base no tamanho. Por exemplo, uma bolha pode crescer até um tamanho determinado e, então, estourar. Ou um objeto pode se compactar em tamanho até que ceda à influência de outra força, como o vento.
A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.
Por exemplo, se o tamanho do eixo-X de uma Caixa delimitadora de partículas começa em 10 unidades do sistema e você utiliza o operador de escala para dimensioná-la a 150% no eixo X, o tamanho de pré-scale é 10 e o tamanho de pós escala é 15. E, é claro, a escala é 150.
Permite especificar se o teste passa partículas para o próximo evento se o teste de velocidade é bem-sucedido ou falha. Disponível para todos os testes, exceto Verdadeiro quando acelera/desacelera. Padrão=é maior do que o valor de teste.
Por padrão, o teste de escala é Verdadeiro se o valor testado exceder o valor de quantidade, mas também é possível escolher Menor que o valor de teste. Por exemplo, se você definir Tipo para Escala e definir Valor de teste=150 e Variação=0, e escolher É menor que o valor de teste, uma partícula só se moverá para o próximo evento quando seu fator de escala for menor que 150%.
Estas configurações estão disponíveis quando Tipo estiver definido como Tamanho PreScale ou PostScale.
Para obter o valor real de teste para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre –1,0 e 1,0 e adiciona o resultado à configuração do valor de teste. Por exemplo, se o Valor de teste=10 e Variação=5, então o valor testado para cada partícula deve estar entre 5 e 15.
Estas configurações estão disponíveis quando Tipo está definido para escala.
Para obter o valor real de teste para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre –1,0 e 1,0 e adiciona o resultado à configuração do valor de teste. Por exemplo, se o Valor de teste=100% e Variação=10%, então o valor testado para cada partícula seria entre 90% e 110%.
A configuração de Exclusividade permite a escolha aleatória da variação do valor de teste. Disponível apenas quando o valor de Variação excede 0,0.