Predefinição de dados

O conjunto de ferramentas Manipulação avançada de dados para o Fluxo de partículas permite criar seus próprios operadores de Fluxo de partículas, criando dados predefinidos. Cada operador/predefinição é armazenado como um arquivo separado de extensão PFP (predefinições de Fluxo de partículas). É possível selecionar uma pasta de rede para manter as predefinições e artistas em um estúdio podem criar e trocar os seus valores predefinidos sem precisar reiniciar o 3ds Max.

3ds Max é fornecido com diversos valores predefinidos para começar a trabalhar. Para verificar como funciona uma predefinição, carregue-a em um operador de dados ou de teste e verifique o fluxo de dados na vista de dados.

Algumas destas predefinições são mostradas depósito de Vista de partículas como operadores normais: BlurWind, Navegação aleatória e Limite de rotação. Estes também estão disponíveis através da funcionalidade Carregar predefinição nas ações de dados.

Outras predefinições - Excluir por elevação, Partículas por vértice, Reduzir o tempo de vida em cache, Buraco de sucção, SurfaceSpread e TubeFollow — estão disponíveis quer pelo operador, quer por teste de predefinição de dados e na funçãoCarregar predefinição nas Ações de dados.

Interface

Esta seção fornece informações sobre o operador e teste de predefinição de dados, bem como informações específicas sobre as predefinições incluídas.

Predefinição de dados
O depósito de Vista de partículas contém duas ações de predefinição de dados: um operador e um teste, incluídos no grupo de operadores e no grupo de testes, respectivamente. Quando você arrasta um deles para a exibição de eventos, uma caixa de diálogo listando as predefinições disponíveis abre. Clique duas vezes na predefinição desejada ou clique uma vez e, em seguida, clique em OK. A predefinição fica então disponível para edição em Vista de partículas, como qualquer outro operador ou teste.
BlurWind
Controla a velocidade de partículas para simular a força do vento. Você também pode aplicar um efeito de viscosidade e especificar se a velocidade e a viscosidade são afetadas pelo tamanho de partículas.

O BlurWind não sofre pela falta de distorções de espaço padrão de Vento, onde uma partícula é acelerada indefinidamente e necessita de mais distorções espaciais de Arraste para a corrigi-la.

Navegação Aleatória
Cria partículas de movimento turbulento e caótico. Como com BlurWind, é possível adicionar viscosidade e usar o tamanho de partículas como um fator de controle.
Limite de rotação
Permitem controlar o giro de partículas definindo valores mínimos e máximos de rotação. É possível animar o parâmetro de taxa máxima de giro para tornar o efeito de rotação mais lento.
Excluir por elevação
Exclui partículas que estiverem acima ou abaixo da altura especificada. Se você tiver partículas que podem vazar através de superfícies de colisão, você pode usar este operador para salvar os ciclos de CPU nessas partículas perdidas.
Partículas por vértice
Gera partículas que coincidem com o número de vértices em um objeto de geometria de referência e coloca as partículas nos vértices do objeto de referência. O operador deve ser precedido pelo operador de Nascimento, que cria uma única partícula como semente para geração. Desta forma você pode coincidir cada vértice do objeto com uma partícula sem precisar definir o número de partículas no operador de Nascimento e usando o operador Posicionar objeto; tudo é feito automaticamente. Se você aumentar a segmentação do objeto de referência, as partículas por vértice se ajustarão automaticamente.
Buraco de sucção
Funciona como uma força de distorção do espaço atraindo as partículas de um meio-espaço definido por um ícone e enviando-as através de um ícone de círculo para fora, como um rio.
Reduzir o tempo de vida em cache
Reduz o tempo de vida de partículas como definido pelo parâmetro Reduzir em. Pode ser utilizado somente como um operador Pós-Cache, com o operador Disco de cache ou Seletivo de Cache. Os operadores de cache devem ter o operador Apagar para definir o tempo de vida original.

Este operador serve como um exemplo da capacidade do conjunto de ferramentas Manipulação de Dados Avançada de pré-calcular e armazenar o movimento de partículas e, em seguida, trabalhar sobre as propriedades de cor e de materiais que podem ser dependentes do tempo de vida das partículas.

SurfaceSpread
Gera partículas em uma superfície de geometria com opções para um padrão espalhado.
TubeFollow
Simula o efeito hidrodinâmico de um fluxo de água em um tubo com uma seção transversal variável. O botão Geometria do tubo define a geometria de referência a ser utilizada como tubo. O parâmetro de velocidade define a velocidade das partículas no momento da geração de partículas, momento esse que o operador calcula o tamanho da seção transversal atual. Mais tarde, isso é utilizado para comparar a seção transversal atual e, assim, acelerar ou desacelerar uma partícula. Os parâmetros de Altura Mín. e Altura Máx definem a altura mínima e máxima da geometria do tubo.