O operador de Cache seletivo funciona de forma semelhante ao Operador de cache, exceto por permitir a exclusão de determinados tipos de dados do cache. Também, como ocorre com o operador de Disco de cache, é possível especificar operadores pós-cache, e o cache deve ser atualizado manualmente.
O fluxo de trabalho de Cache seletivo é um pouco diferente daquele do operador de Cache, pois é projetado para permitir a definição das propriedades que consomem mais cálculos de um sistema de partículas (normalmente o movimento), pré-calculá-las uma vez e, em seguida, trabalhar com outras propriedades do sistema de partículas via operadores pós-cache (forma, tamanho, orientação, mapeamento, cor e assim por diante).
Para usar o Cache seletivo, adicione-o ao evento que você deseja armazenar em cache, ou ao evento global, se você quiser armazenar em cache todo o fluxo de partículas.
Dica: Se houver uma situação em que sistemas de partículas dependam uns dos outros, use um operador de Cache e resolva a simulação antes de renderizar, especialmente se você estiver renderizando em rede ou renderizando quadros de forma não sequencial. Como os sistemas de partículas dependem uns dos outros, o Fluxo de partículas pode interagir com apenas um quadro de cada vez.
Para obter informações sobre como o armazenamento em cache funciona no Fluxo de partículas, consulte a introdução ao tópico Operador de cache.
Consulte também Operador de disco de cache.
Interface
- Usado em
- Armazena em cache de partículas de movimento ao executar nas viewports, ou no tempo de renderização, ou ambos. Padrão=viewport.
Importante: Selecione a opção viewport/renderizar somente ao usar o mesmo número de partículas em viewports e para a renderização. Em outras palavras, as duas
configurações multiplicadoras de quantidade na Implementação de emissão de lançamento do evento global (ou fonte de fluxo de partículas) deve ser idênticas. Caso contrário, podem ocorrer resultados imprevisíveis.
Nota: Se o emissor for selecionado, os dados serão exibidos em branco.
- Intervalo
- Define o intervalo de quadros no qual o operador de Cache seletivo funciona. Padrão=segmento ativo.
- Ativar segmento O Fluxo de partículas armazena em cache somente quadros no segmento ativo, como definido pelas configurações de Hora de início e Hora de término na caixa de diálogo Configuração de tempo. Este é o intervalo de quadros mostrado na barra de trilha. Também é possível alterar o segmento ativo mantendo pressionadas as teclas Alt+Ctrl e arrastando a barra de trilha (para essa operação, é possível usar o botão esquerdo, do meio e direito do mouse).
- Personalizado O Fluxo de partículas armazena em cache somente quadros no intervalo personalizado, como definido pelas configurações de Hora de início e Hora de término do operador de Cache seletivo (consulte a seguir).
Nota: Se você colocar em cache apenas parte da animação, fluxo de partículas calcula o comportamento das partículas nos próximas quadros não colocadas em cache utilizando os dados em memória cache. Por exemplo, se você colocar em cache quadros de 0 a 50 e, em seguida, ir para o quadro 60, o fluxo de partículas irá calcular o quadro 51 com base nos dados em memória cache e os quadros de 52 para 60 com base em cada quadro anterior.
- Hora de início/término
- O primeiro e o último quadros do intervalo considerado para o armazenamento em cache quando Intervalo=Personalizado (consulte anterior). Padrão=0, 30.
Nota: O intervalo de tempo é absoluto; isto é, em termos de toda a animação. Se você usar um operador de Cache seletivo localmente e especificar um intervalo de quadros durante o qual não haja partículas presentes no evento, o Fluxo de partículas não usará o cache.
- Amostragem
- Determina a frequência com que o operador de Cache seletivo retira amostras e armazena em cache a animação. Padrão=Cada quadro.
- Cada quadro o fluxo de partículas armazena dados de animação uma vez por quadro.
- Etapa de integração O Fluxo de partículas armazena em cache dados de animação a cada etapa da integração usando a definição de Etapa de integração, como especificado pela definição de Use em (consulte acima), e na implementação de Gerenciamento do sistema do fluxo (selecione o evento global). Se usar pelo que está definido para Viewport/Renderizar, ele usa o mais baixo dos dois valores de Etapa de Integração. Por exemplo, se a viewport está definida como metade do quadro, e de renderização para 1/8 quadro, a taxa de amostragem seria oito por quadro.
- Cada n quadro O Fluxo de partículas armazena em cache dados de animação em intervalos de quadro especificados pelo valor N (consulte a seguir).
- N
- Determina o quadro Intervalo para o armazenamento em cache quando a amostragem (acima) está definida para cada quadro Nth. Padrão = 5.
Por exemplo, com N definido com o valor padrão de 5, o cache armazena os dados de animação para cada cinco quadros.
- Resultados de teste de cache
- Quando salvar em cache dados de partículas, este armazena em cache os resultados do teste de ações. Padrão=ativado.
Isso é importante se o Cache seletivo for usado como operador local e o evento seguinte não possuir operador do tipo Cache. Para o próximo evento funciona adequadamente, ele deve receber partículas de evento. As partículas resultam da atividade de um teste de ação. O operador de Cache seletivo pode gravar a atividade do teste para reproduzi-la posteriormente.
Se o operador de Cache seletivo for usado como operador global, não é necessário armazenar em cache os resultados do teste. Isto é porque o sistema tem dados em cache para cada acontecimento, e é possível pular para um valor arbitrário de quadro sem a necessidade de testar os resultados.
- Salvar cache com o arquivo
- Com essa opção ativada, o Fluxo de partículas inclui os dados armazenados em cache em cenas que você salva no disco. Esta opção pode aumentar de maneira significativa o tamanho dos arquivos salvos, mas economiza o tempo de recalculo do movimento das partículas após recarregar o arquivo. Padrão=desativado.
Normalmente, os dados de cache são salvos somente nos arquivos de disco que você cria com os comandos Salvar ou Salvar como. Também é possível instruir o software a incluir dados armazenados em cache em arquivos mantidos usando a opção a seguir.
- Salvar em cache com manter
- Salva os dados armazenados em cache no arquivo Manter, criado com o 3ds Max, menu Editar Manter. Padrão=desativado.
Grupo Atualizar e redefinir
O Cache seletivo não tem opção para atualizar o cache de disco automaticamente, pois isso pode afetar negativamente o desempenho. Se você alterar um parâmetro e desejar ver os resultados alterados, deve clicar no botão Atualizar.
- Atualizar
- Se você alterar um parâmetro no sistema de partículas, os dados em memória cache podem se tornar inválidos. Clique nesse botão para atualizar o cache manualmente, usando o intervalo especificado nesse grupo.
Para cancelar a atualização em andamento, pressione Esc.
- Limpar
- Exclui os arquivos de cache usando o intervalo especificado nesse grupo.
- Intervalo
- Define o intervalo de quadros no qual o operador de Cache recalcula os dados quando se clica em Atualizar ou Limpar. Padrão=segmento ativo.
- Ativar segmento O Fluxo de partículas atualiza o cache apenas para quadros no segmento ativo, como definido pelas configurações de Hora de início e Hora de término na caixa de diálogo Configuração de tempo. Este é o intervalo de quadros mostrado na barra de trilha. Também é possível alterar o segmento ativo mantendo pressionadas as teclas Alt+Ctrl e arrastando a barra de trilha (para essa operação, é possível usar o botão esquerdo, do meio e direito do mouse).
- Personalizado: o fluxo de partículas atualiza o cache apenas só para quadros no intervalo personalizado, como definido nas configurações pela hora inicial e final (consulte a seguir).
- Hora de início/término
- Os primeiros e últimos quadros da série que é atualizado quando Intervalo=Personalizado(consulte acima). Padrão=0, 30.
- Atualizar viewports
- Quando ativado, a animação é reproduzida em viewports durante a atualização manual de cache. Desativar essa opção para desativar a reprodução da animação nas viewports durante o cache manual; isto pode acelerar o processo de cache, especialmente com sistemas de partículas grandes ou complexos. Padrão=ativado.
- Excluir dados do cache
- Impede que o Fluxo de partículas salve os dados de animação especificados nos arquivos em cache. Ative uma opção para excluir o tipo de dados do cache. Os tipos de dados são: Forma, Dados de script, Escala, ID de material, Mapeamento e Rotação.
- Usar Operadores pós-cache
- Permite aplicar operadores após a operação de cache, de modo que suas ações não sejam armazenadas em cache. Após ativar essa opção, clique em Adicionar por lista para abrir uma caixa de diálogo que lista todos os operadores que afetam o comportamento no fluxo de atual e escolha os operadores na caixa de diálogo. A partir desse ponto, eles aparecem na lista Operadores pós-cache.
- Operadores pós-cache
- Lista os operadores especificados com Usar Operadores pós-cache.
- Adicionar por lista
- Abre uma caixa de diálogo que permite escolher operadores cujos efeitos devam ser aplicados após a operação de cache; portanto, suas ações não são armazenadas no cache.
- Remover
- Exclui todos os operadores realçados na lista Operadores pós-cache.
Memória usada grupo (K)
O operador de Cache seletivo armazena dados na memória do sistema; você pode especificar um limite superior para a quantidade de memória que ele usa. Se a configuração de limite e a quantidade de dados excede o cache disponível para liberar memória, o sistema do computador pode usar virtual (com base no disco rígido), ao invés da memória, que atrasa o armazenamento em cache. Se o fluxo de partículas preenche o cache, qualquer resto de quadros são calculados durante o processo.
Este grupo também permite que você monitore a quantidade de memória usada para o cache de dados.
- Limite
- A quantidade máxima de memória do sistema usado para armazenar dados de partículas, em kilobytes. Padrão=100.000 ou 97.6 MB.
- Total
- A quantidade de memória utilizada atualmente pelos dados em memória cache, em kilobytes. Somente leitura.
Nota: Mesmo os quadros da animação sem partículas provavelmente consomem uma certa quantidade de memória cache. A razão para isso é que o cache também armazena os estados para valores calculados de forma aleatória, como Variação, para garantir que a atividade de partículas é consistente através de uma rede de renderização, e com máquinas que podem não ter acesso regular a todos os quadros.
- Quadro atual
- A quantidade de memória usada pelos dados armazenados para o quadro atual, em kilobytes. Somente leitura.