EDITARSPLINE (comando)

Altera os parâmetros de uma spline ou converte uma polilinha de ajuste da spline em uma spline.

Pesquisa

Modifica os dados que definem uma spline, como o número e o peso dos vértices de controle, a tolerância de ajuste e as tangentes inicial e final.

Nota: EDITARSPLINE automaticamente converte as polilinhas de ajustada a spline, mesmo se você imediatamente sai de EDITARSPLINE após selecionar a polilinha ajustada a spline.

Os dados que definem uma spline são representados em um destes dois formatos: como um quadro de controle ou como pontos de ajuste. O formato pode mudar dependendo de como a spline foi originalmente criada, das opções selecionadas nos menus de alça e das opções usadas em EDITARSPLINE.

É possível alterar qualquer dos seguintes dados:

Nota: Alternando entre exibir vértices de controle e exibir pontos de ajuste altera automaticamente a spline selecionada para grau 3. Splines originalmente criadas mediante equações de grau superior irão provavelmente mudar de forma como resultado. Além disso, se a spline foi criada usando um valor de tolerância positivo, os pontos de ajuste serão realocados nos nós da spline e o valor da tolerância é redefinido como 0.

Os prompts a seguir são exibidos.

Selecionar spline

Especifica qual spline você deseja modificar.

Fechada / Aberta

É exibida uma das seguintes opções, dependendo do fato de a spline selecionada ser aberta ou fechada. Uma spline aberta tem duas extremidades, enquanto que uma spline fechada forma um loop.

Fechar

Fecha uma spline aberta definindo o último ponto como coincidente com o primeiro. Por padrão, as splines fechadas são periódicas, mantendo a continuidade da curvatura (C2) ao longo de toda a curva.

Aberta

Abre uma spline fechada removendo o segmento final da curva entre o ponto inicial e final especificados quando a spline foi criada originalmente.

Unir

Combina uma spline selecionada com outras splines, linhas, polilinhas e arcos em extremidades coincidentes para formar uma spline maior. Os objetos são unidos com pontos de inflexão nos pontos de união (continuidade C0).

Fit Data

Edita dados de pontos de ajuste utilizando as seguintes opções:

Add
Adiciona pontos de ajuste à spline.

Após selecionar um ponto de ajuste, especifique um novo ponto de ajuste a ser adicionado à spline na direção do próximo ponto de ajuste, que será ressaltado automaticamente.

Se selecionar o último ponto de ajuste de uma spline aberta, o novo ponto de ajuste é adicionado no final da spline.

Se você selecionar o primeiro ponto de ajuste em uma spline aberta, poderá optar por especificar se o novo ponto de ajuste será adicionado antes ou depois do primeiro ponto.

Fechada / Aberta
É exibida uma das seguintes opções, dependendo do fato de a spline selecionada ser aberta ou fechada. Uma spline aberta tem duas extremidades, enquanto que uma spline fechada forma um loop.
  • Fechar. Fecha uma spline aberta definindo o último ponto como coincidente com o primeiro. Por padrão, as splines fechadas são periódicas, mantendo a continuidade da curvatura (C2) ao longo de toda a curva.
  • Abrir. Abre uma spline fechada removendo o segmento final da curva entre o ponto inicial e o final especificados quando a spline foi criada originalmente.
Excluir
Remove pontos de ajuste selecionados de uma spline.
Ponto de inflexão
Adiciona um nó e um ponto de ajuste na localização especificada da spline, que não mantém a tangente ou a continuidade da curvatura no ponto em questão.
Mover
Move os pontos de ajuste para novas localizações.
  • Nova localização. Move o ponto de ajuste selecionado para a localização especificada.
  • Próximo. Especifica o próximo ponto de ajuste.
  • Anterior. Especifica o ponto de ajuste anterior.
  • Selecionar ponto. Selecione qualquer ponto de ajuste da spline.
Eliminar
Substitui os dados de ajuste da spline com vértices de controle.
Tangents
Altera as tangentes inicial e final de uma spline. Especifique um ponto para estabelecer a direção da tangente. É possível utilizar snaps ao objeto como Paralelo ou Perpendicular.
  • Especificar tangente. (Disponível para splines fechadas) Especifica uma nova direção de tangente no ponto de fechamento.
  • Padrão do sistema. Calcula a tangente padrão nas extremidades.
Tolerance

Reajusta a spline nos pontos de ajuste existentes utilizando o novo valor da tolerância.

Sair
Retorna ao prompt anterior.

Edit Vertex

Edita dados de quadro de controle utilizando as seguintes opções:

Add
Adiciona um novo vértice de controle no ponto especificado localizado entre dois vértices de controle existentes.
Excluir
Remove um vértice de controle selecionado.
Elevate Order
Aumenta a ordem polinomial (grau mais um) da spline. Isso resulta em um aumento do número de vértices de controle através da spline.

O valor máximo é 26.

Mover

Realoca um vértice de controle selecionado.

  • Nova localização
  • "Next" (Avançar)
  • Previous
  • Select Point
Weight
Altera o peso de um vértice de controle especificado.
  • Novo peso. Recalcula a spline com base no novo valor de peso do vértice de controle especificado. Um valor maior aproxima a spline do vértice de controle.
Sair
Retorna ao prompt anterior.

Converter em polilinha

Converte a spline em uma polilinha.

O valor da precisão determina a precisão da correspondência entre a polilinha resultante e a spline. Os valores válidos são um inteiro entre 0 e 99.

Nota: Um valor alto da precisão diminuirá o desempenho.

A variável de sistema PLINECONVERTMODE determina se as polilinhas são criadas com segmentos lineares ou em arco.

A variável de sistema DELOBJ determina se a spline original será mantida.

Reverse

Reverte a direção da spline. Esta opção é dirigida principalmente para aplicativos de terceiros.

Desfazer

Cancela a última ação.

Sair

Finaliza o comando.