Um chanfro conecta dois objetos com uma linha angular em 2D ou cria uma face angular entre as faces adjacentes de um sólido 3D.
É possível criar um chanfro usando o comando CHANFRO.
Esses tipos de objetos podem ser selecionados para definir um chanfro:
Um chanfro pode ser definido usando um de dois métodos: distância ou ângulo. O método atual para definir um chanfro é definido com a opção Método.
Um chanfro pode ser inserido em um único vértice ou todos os vértices de uma polilinha 2D com um único comando. Utilize a opção Polilinha para adicionar um chanfro em cada vértice de uma polilinha.
Adicione um chanfro a uma polilinha definindo os valores de distância ou ângulo atual para um valor diferente de zero e selecionando dois segmentos de polilinha 2D que efetuam a interseção. A distância entre os segmentos de linha selecionada deve ser longa o suficiente para acomodar a linha angular resultante. Caso contrário, a linha angular não será inserida. Se os segmentos de linha forem separados por apenas um segmento de arco, o segmento de arco será removido e substituído por um novo segmento de linha que representa o chanfro.
Quando os valores atuais de ângulo e distância estiverem definidos como 0 e os dois segmentos de linha selecionados estiverem separados por um segmento de arco, o segmento de arco será removido e os dois segmentos de linha serão estendidos até que efetuem a interseção.
Por padrão, os objetos selecionados para definir um chanfro são aparados ou estendidos para a linha angular resultante. Você pode utilizar a opção Aparar para especificar se os objetos selecionados serão alterados ou permanecerão inalterados.
Se a opção Aparar estiver ativada e dois segmentos de linha de uma polilinha estiverem selecionados, o chanfro adicionado será unido com a polilinha como um novo segmento de linha.