A parte fundamental dos sistemas de bancos de dados é a capacidade de apresentar um subconjunto de registros com base em um critério de consulta ou consulta especificado por você. Por exemplo, seria possível ter uma tabela de banco de dados contendo registros de todas as salas existentes nas instalações da sede da empresa. Suponhamos que deseja preparar um relatório que relacionasse todas as salas de reunião que acomodassem mais de 20 pessoas. Usando o Editor de consulta, você pode com facilidade construir uma consulta que retorna o subconjunto de registros ou objetos gráficos vinculados que se deseja visualizar.
O Editor de consulta consiste em uma série de quatro guias utilizadas para desenvolver consultas. A sequencia de guias foi projetada para funcionar com consultas simples, mesmo que você não conheça a Linguagem de consulta estruturada (SQL). Se não estiver familiarizado com consultas, trabalhe com as guias Consulta rápida e Consulta de intervalo inicialmente até familiarizar-se com a sintaxe da consulta. Depois que você aprender os princípios básicos que fazem parte do desenvolvimento de consultas significativas, será possível utilizar as guias Construtor de consulta e Consulta SQL.
Você pode começar criando uma consulta em uma guia e continuar a refiná-la ou adicionar parâmetros nas guias subsequentes. Seria possível, por exemplo, começar a criar uma consulta simples na guia Consulta rápida e depois decidir adicionar uma condição extra utilizando a guia Construtor de consulta. Quando se clica na guia Construtor de consulta, ela exibe os valores inicialmente selecionados na guia Consulta rápida e poderá adicionar condições adicionais à consulta. Entretanto, não é possível voltar às guias após alterar a consulta em uma das guias posteriores, pois cada guia subsequente fornece funções adicionais que não estão disponíveis nas guias anteriores. Se você tenta mover para trás nas guias após modificar uma consulta, será informado com uma indicação de aviso, que a consulta será reinicializada com seus valores padrão originais.
A sequencia de guias do Editor de consulta é particularmente útil para a familiarização com a sintaxe SQL. Por exemplo, é possível criar uma consulta por meio da guia Consulta rápida e, em seguida, selecionar a guia Consulta SQL para visualizar como a consulta está formatada utilizando SQL.
O Editor de consulta fornece as seguintes guias para elaborar consultas:
california.headquarters.room.type = 'cubicle'
e
california.headquarters.room.area < 80.
Consulte Para trabalhar com consultas simples para obter informações detalhadas sobre a elaboração de consultas e o trabalho com operadores. Se você já está familiarizado com a elaboração de consultas em banco de dados, consulte Para trabalhar com o construtor de consultas.